Março traz consigo um simbolismo especial: é o mês da mulher, um período de reconhecimento e celebração das conquistas femininas ao longo da história. A Câmara Municipal de Paulo Afonso (CMPA) destaca a importância da participação feminina na política e o trabalho das vereadoras. Com a atuação pautada no compromisso com a sociedade, as vereadoras Evinha Oliveira (SD); Márcia Goretti (Mobiliza); Sheila Bello (Avante) e Cícera de Macário (PSDB), reforçam a presença de mais mulheres no Legislativo.
A trajetória das parlamentares evidencia a força feminina na política. A presença de vereadoras é essencial para garantir que as demandas das mulheres sejam ouvidas e transformadas em políticas públicas que beneficiem toda a cidade.
Desafios no Legislativo
Atuante na defesa dos direitos das mulheres, a vereadora Evinha Oliveira (SOLIDAREDADE), que está em seu segundo mandato, tem como compromisso garantir a participação das mulheres na vida pública.
Segundo a parlamentar, para que mais mulheres ocupem espaços de decisão, é necessário fortalecer políticas de inclusão, investir na formação de lideranças femininas e, acima de tudo, garantir que a voz das mulheres seja respeitada e valorizada nos debates políticos.
“Apesar dos avanços, a representatividade feminina no Legislativo ainda enfrenta desafios significativos. É fundamental criar mecanismos que incentivem a participação política das mulheres, desde a ampliação de oportunidades dentro dos partidos até a garantia de um ambiente seguro e igualitário para atuar na política. Ainda lidamos com barreiras como a violência política de gênero, a dificuldade de acesso a financiamentos de campanha e a resistência cultural à liderança feminina”, afirma a vereadora.
Para Evinha, apesar dos avanços, ainda há um contraste significativo na representação política das mulheres nos parlamentos e defende que é essencial que políticas públicas se empenhem em reduzir todas as formas de discriminação e valorizem o trabalho das mulheres na sociedade.
“Somos metade da população brasileira (51,13%) e 53% do eleitorado. Precisamos estimular as mulheres a participarem do processo político e criar oportunidades reais dentro dos partidos”, afirma.
Para as mulheres, especialmente as mais jovens, Evinha deixa uma mensagem de incentivo à participação na política. Ela reforça que a falta de mulheres nos espaços de decisão enfraquece a democracia e as deixa à margem da elaboração de políticas públicas.
“Todas têm o direito e a capacidade de ocupar os espaços que desejarem. Na Câmara Municipal de Paulo Afonso, há um histórico de baixa representação feminina. Dos 17 parlamentares, apenas quatro são mulheres. Isso é muito pouco. Chegar ao parlamento é um desafio, mas as mulheres podem contribuir com coragem, força, determinação e sensibilidade”, reforça a vereadora. A parlamentar atualmente, está em seu segundo mandato.