Qual a necessidade e a importância da participação da Guarda Municipal no quadro efetivo da prefeitura de Paulo Afonso. Qual é a prioridade ? o que faz?. A editoria do Site entende que a manutenção da guarda municipal representa um modelo ultrapassado de segurança pública e não se alinha com os municípios mais modernos, com o uso da tecnologia no monitoramento dos espaços públicos.
Nos dias atuais a manutenção da guarda municipal é coisa de antigamente. Hoje, a segurança das escolas, das unidades de saúde e das praças é feita de forma moderna, como acontece nas grandes cidades. A gestão de Paulo Afonso anda na contramão dos centros avançados e modernos. Eles fazem vigilância com câmeras. Por que a prefeitura de Paulo Afonso anda na contramão?”.
A instalação de câmeras e o uso de centrais de monitoramento têm se mostrado serem mais eficientes e menos custosos para os cofres públicos do que a contratação de agentes. “Antes, quando não tinha câmera, montava uma central de monitoramento e justificava ter um cidadão ali, olhando o que estava acontecendo nas escolas, nas praças e tal. E outra coisa: pra que mais uma polícia? Nós já temos uma quantidade enorme de polícia.
O que a prefeitura precisa é reforçar a parcerias com a Polícia Militar. Instalar câmeras e entregar à Polícia Militar para fazer o trabalho. Nós estamos em tempos modernos. Agora, é claro, tem uma turma que ainda vive nos velhos tempos”, como o prefeito de Paulo Afonso.
Com outra vantagem. O município economizaria em relação ao gasto com pessoal. Seria um alívio para a Lei de Responsabilidade Fiscal.