Opinião

Paulo Afonso<> Bahia - 15/09/2013

Até um dia, Paulo Afonso

Por Luiz Aureliano
Divulgação

Como todos já devem estar sabendo, pedi licença da Câmara de Vereadores de Paulo Afonso, para assumir o cargo de secretário municipal de saúde de Serra Talhada, PE; minha cidade natal – um grande desafio!
Alguns motivos me fizeram tomar esta decisão: em primeiro lugar, fazer gestão pública é minha paixão, é a atividade profissional a qual eu tenho me dedicado nos últimos 20 anos, desde que em 1993 assumi a direção do pronto socorro de Olinda – PE, em 1995 a direção da Dires – PE, em 1997 a direção do hospital Mendo Sampaio do Cabo –PE, em 1998 a coordenação da fundação nacional de saúde no Pará, em 1999 a gerência técnica de febre amarela e dengue no ministério da saúde, em 2001 a direção da unidade mixta prof. Barros Lima – Recife –PE, em 2003 a assessoria do ministro da saúde, em 2004 e 2005 a chefia de gabinete da secretaria de vigilância em saúde do ministério da saúde, de novembro de 2005 à dezembro de 2010 a direção técnica do hospital Nair Alves de Souza em Paulo Afonso, e de janeiro de 2011 à abril de 2012 a secretaria municipal de saúde de Paulo Afonso; tendo sido eleito vereador em outubro de 2012.
Todos estes cargos eu ocupei com muita paixão, com muita vontade de acertar, com muita vontade e dedicação para que os princípios do sistema único de saúde (SUS): universalidade, integralidade, equidade e controle social, se tornassem realidade, princípios de cidadania, como diz a nossa constituição federal; a saúde é um direito de todos e um dever do estado.
Além de trabalhar com toda minha energia e paixão, me preparei para isto, tendo feito pós-graduação em saúde pública (por concurso), na fundação Osvaldo Cruz (fiocruz) do ministério da saúde; além da experiência médica (quase 41 anos de formado), também estudei direito na faculdade de direito do recife (UFPE); o que me ajuda na compreensão na tomada de decisões na gestão pública.
Então, ser secretário de saúde em Serra Talhada é um grande desafio e uma paixão redobrada, é o lugar onde nasci, onde fui criado, onde estudei até os 14 anos (primário e ginásio), onde aprendi e incorporei valores sociais, éticos e políticos, onde vi a seca dizimar vidas, principalmente de crianças e isto me marcou para o resto da minha vida, principalmente na minha militância social e política.
fui fundador e o primeiro presidente do partido dos trabalhadores (PT) em Serra Talhada e hoje o prefeito Luciano Duque é do PT. Trata-se de uma pessoa que conheço desde que nasceu, em que acredito e confio em sua honestidade e no em compromisso social, principalmente para produzir equidade, ou seja, dar mais a quem precisa mais.
¨É incrível a força que as coisas parecem ter, quando elas precisam acontecer¨(Caetano Veloso), e aí o prefeito de serra talhada me convoca, me pede ajuda para gerir a saúde de minha cidade natal e eu não tinha como me furtar a aceitar este grande desafio.
Serra Talhada hoje é sede de macro região de saúde (35 municípios envolvidos), mais de 700 mil habitantes vivem nesta macro; para se ter uma idéia, Pernambuco tem 4 macro regiões : Recife, Caruaru, Serra Talhada e Petrolina.
Recebi ainda o apoio e o reforço de algumas figuras importantes da saúde pública em Pernambuco e no Brasil, para que assumisse esta tarefa, então tive que topar.
e ainda por cima posso ajudar o povo de Paulo Afonso, pois muita gente daqui procura serviços médicos em serra talhada (200km de distância), já que lá tem duas UTI (s), sete hospitais, inclusive um psiquiátrico, mais de 150 médicos residentes, a faculdade de medicina (upe) já funcionando, etc... contem comigo lá!!!
Deixo como legado em Paulo Afonso, vários profissionais médicos que trouxemos para cá (Dra Micheline, Dr. Luiz Cláudio, Dra Adriana Caminha, Dr. Pedro Aureliano, Dr. Juliano, Dr. Robson Xisto, etc...), mais de 600 mil atendimentos durante os 5 anos em que fui diretor do hospital Nair Alves de Souza, além da organização e qualidade reconhecida pelo  IMIP e pela Chesf, neste período. Realizamos ainda como secretário o mutirão da catarata (1500 pessoas operadas), o plantão de cardiologia (sobreaviso 24 horas durante os sete dias da semana) para os dois hospitais, a central de regulação de leitos para a alta complexidade pactuado com juazeiro e Petrolina, o centro de especialidades do BTN, o PSB do Siriema, a casa de partos normal no hospital municipal, a implantação da oftalmodiagnose em Paulo Afonso, além de recursos suplementares para implantação do LACEM em nossa cidade e da aprovação de recursos para implantação de uma  UPA unidade de pronto atendimento) e duas academias da saúde. sem contar também com a inclusão de 12 equipes do psf no programa de melhoria e qualidade da atenção básica com ampliação do atendimento médico (horário integral) e recursos para a reforma destas mesmas unidades, etc.
Tive também motivos pessoais, principalmente de saúde para ir para serra talhada, onde moram minha mãe, quatro irmãos, dois filhos, netos, etc. além da situação de saúde de minha mãe (84 anos), tive um descolamento de retina no final de julho, tendo sido operado, mas até hoje estou sem enxergar pelo olho direito e isto limita minhas atividades de mobilidade, de liberdade mesmo; já que moro sozinho.
Enfim, espero que o povo de Paulo Afonso, principalmente as pessoas que votaram em mim, entendam a minha decisão, mas cargo político pode durar 1 mês, 1 ano ou toda a gestão (4 anos), mas continuarei vereador licenciado de Paulo Afonso; podendo retornar a qualquer momento, na hora que achar conveniente e for necessário.
Tenho que dizer ainda que ¨tenho duas mãos e o sentimento do mundo¨ (Fernando Pessoa), e acho que meu compromisso, meu sentimento e vontade é o de lutar pelo ser humano, pelos direitos de todas as pessoas; independente de localização geográfica, cidade, estado ou país. luto por uma sociedade humana, justa, fraterna e feliz.

Até breve ou até sempre!

 Luiz Aureliano


Busca



Enquete

Adiquirindo resultado parcial. Por favor aguarde...


Todos os direitos reservados