Opinião

Paulo Afonso - Bahia - - 03/10/2012

Paulo Afonso de olho nas eleições nas eleições em Salvador

Fábio Almeida é advogado
Foto Divulgação

Por Fábio Almeida - Na atualidade não há como ficar de fora de uma campanha eleitoral, seja participando ativamente como candidato, seja como apoiador, seja como filiado de um partido político, seja como eleitor.Nas eleições municipais 2012, esse interesse não deve se restringir ao município onde o eleitor reside, mas também nas cidades, capitais dos estados, pois a eleição para Prefeito também reflete diretamente no apoio ou levante contra a quem está no governo estadual e federal, e nas respectivas representações parlamentares na Assembléia Legislativa, na Câmara e no Senado Federal, que influenciarão nas eleições 2014.Na Bahia, nos últimos oito anos, Salvador foi administrado pelo governo João Henrique, ex-PMDB e agora PP, filho do Senador João Durval Carneiro, é considerado um dos piores prefeitos do país e agora irá entregar a Prefeitura em Janeiro próximo.Salvador tem oito candidatos a Prefeito, mas, segundo as pesquisas, a eleição está polarizada entre ACM Neto-DEM e Nelson Pelegrino-PT. E falando de pesquisas, o resultado das eleições em Salvador é uma caixinha de surpresas.No início da campanha ACM Neto-DEM começou na dianteira com 39% das intenções de voto, contra 23% do candidato do PT, Nelson Pelegrino. Segundo pesquisa do IBOPE, divulgada no dia 26/09/2012, registrada no TSE sob o nº00236/2012, Pelegrino cresceu 11 pontos percentuais e agora está com 34% das intenções de voto, enquanto a ACM Neto despencou 9 pontos percentuais e agora está com 31%.Essa inversão no quadro eleitoral, deve-se ao apoio maciço do ex-Presidente da República Lula, da atual Presidente Dilma e ao governador Jaques Wagner, todos do PT à campanha de Pelegrino. Dilma já declarou que se Pelegrino for para o segundo turno ela irá retornar a Salvador-BA.Bem, e o que a eleição de Salvador tem haver com todos nós pauloafonsinos?Devemos lembrar que em 2013, Salvador receberá a Copa das Confederações de Futebol da FIFA, evento que precede a Copa do Mundo de 2014, e Salvador é um das cidades sede destes eventos, portanto é importante que tenhamos um Prefeito atuante com os investimentos na cidade para sediará tais eventos, eis que as melhorias beneficiarão a todos os baianos depois da COPA de 2014. Por outro lado, todos sabem que Dr. Luiz de Deus é Deputado Federal suplente do DEM e já poderia ter assumido a sua cadeira na Câmara, caso ACM Neto tivesse pedido afastamento do cargo. Talvez, se ele tivesse adotado esta postura, para se dedicar mais a sua campanha a Prefeito de Salvador-BA, ele não tivesse saído da liderança nas pesquisas e Dr. Luiz de Deus já estaria na Câmara.

Todos nós cidadãos de Paulo Afonso e região, precisamos que o sempre atuante e presente Deputado Dr. Luiz de Deus assuma o seu lugar na Câmara de Deputados, pois estamos precisando de mais esta representação que venha ser a nossa voz junto ao Congresso Nacional.

Não tenho predileção por ACM Neto, mas torço para que ele se eleja em Salvador, apenas para ver Dr. Luiz de Deus na Câmara de Deputados em Brasília e saber que Paulo Afonso poderá contar com mais um parlamentar de nossa região no Congresso Nacional.


Busca



Enquete

Adiquirindo resultado parcial. Por favor aguarde...


Todos os direitos reservados