Opinião

Paulo Afonso (BA) - 20/06/2012

Os Laranjas

Luiz Aureliano
Foto Divulgação

Deve-se dizer de passagem que a laranja é uma fruta gostosa, doce, rica em vitamina C, nas suas várias formas ou tipos, como é bom o suco de laranja puro!

Não sabemos bem nem porque, começou a se usar este termo "laranja", para designar pessoas que se propõe ou são usadas como, digamos assim, representante falso, ou massa de manobra de um terceiro (normalmente mais poderoso), para ser utilizado ao seu bel-prazer, para enganar, ludibriar os outros.

O "laranja" no Brasil é utilizado para ser dono de mentirinha de empresas ou similares, principalmente para desviar ou lavar dinheiro público, dinheiro que normalmente é ganho de forma desonesta. Como muitos políticos ou empresários não podem ou não tem coragem de assumir determinadas situações, que envolvem interesses escusos, usam o coitado do laranja, pois se for descoberto, eles não tem nada a ver com isto e o laranja também não tem como arcar com o prejuízo que possa ocorrer.

Os grandes líderes, ou os líderes simplesmente, são aqueles que por sua competência e coragem lideram uma corrente de pensamentos da sociedade. Temos vários exemplos deles no Brasil, no mundo até na nossa cidade. Churchil, Gandhi, Abraão Lincoln, Kennedy, Lenin, Fidel Castro, Guevara, Hitler, Getulio Vargas, Juscelino, Brizola, Arraes, ACM e Lula por exemplo.

Na nossa cidade podemos citar Luiz de Deus, Alcides Modesto, Adauto Pereira e Abel Barbosa. Estes líderes tiveram a capacidade de comandar seus países, seus estados, suas cidades, suas correntes de opinião através da coragem, da conciliação às vezes, nas muitas vezes do enfrentamento de posições antagônicas, sem medo, com determinação, acreditando nos seus princípios, defendendo as suas idéias. Lula, por exemplo, teve a coragem política e a ousadia de um retirante nordestino, metalúrgico, ser candidato a Presidente da República por quatro vezes até ganhar a primeira eleição e depois ser reeleito e entrar para a história como um dos maiores presidentes do Brasil. Foi muito persistente e corajoso, conseguindo assim realizar o projeto que defendia e acreditava.

Em Paulo Afonso, por exemplo, Luiz de Deus, pode-se discordar dele em muitas coisas, mas uma coisa é reconhecida por todos, honesto, ético, coerente, tendo implantado uma forma de governo que serviu e serve de referência, para quem respeita a coisa pública.

O mais importante para o líder, é o respeito, é a autoridade moral que as pessoas sentem por ele e uma palavra sua, um gesto seu, serve de indicativo para as pessoas. O líder tem que se mostrar, tem que "dar a cara a tapa", como se diz, não pode se esconder, ficar por trás. Tem que entrar na disputa política, eleitoral, comandando o seu grupo, sendo candidato mesmo, não apoiando candidato de outro partido, porque sabe que não tem chance eleitoral.

Muitas vezes, se tem uma derrota eleitoral e uma vitória política. Quantas vezes a pessoa se candidata, perde a eleição, mas sai com o nome fortalecido para a disputa seguinte. De novo, o exemplo é Lula. O povo de Paulo Afonso não pode deixar se enganar, pois nestas eleições, a única grande liderança que vai disputar a eleição municipal é o Prefeito Anilton Bastos (PDT), o restante é figuração.

Vamos discutir projetos de governo, concepção de sociedade, a história de cada um, como cidadão e político, o que cada um fez na nossa cidade e o que e quem ele (a) representa. Gente: coragem, coerência, firmeza, seriedade; campanha limpa, sem agressões mentirosas ou vis, para que o nosso povo faça sua melhor escolha.

Paulo Afonso é uma cidade boa e bela de se viver, quem chega aqui como eu cheguei há sete anos, não quer mais sair, pela sua qualidade de vida, pelo povo bom que tem na sua maioria, acolhedor; portanto, neste momento maior da cidadania, a responsabilidade de cada um é muito grande e não podemos errar.


Busca



Enquete

Adiquirindo resultado parcial. Por favor aguarde...


Todos os direitos reservados