Bastidores

Paulo Afonso (BA) - 20/02/2012

Coluna diária, do editor de política Luiz Brito, com tudo que acontece na política pauloafonsina - O TEMPO E O CARNAVAL

Luiz Brito DRT/Ba 3.913
Foto Divulgação

É impressionante como o tempo leva tudo de roldão. A cidade cresce e nesse crescimento destrói e aniquila tradições, às vezes as mais caras. É o que acontece com o nosso Carnaval. Paulo Afonso, por incrível que pareça, já teve Carnaval e não era uma festa centralizada. Cada bairro tinha sua folia, seu palco, onde os foliões de cada comunidade podiam se encontrar e brincar o reinado de Momo. Eram movimentos espontâneos sem dinheiro público e sem cordão de isolamento. Coisas nascidas da alegria popular que a geração de hoje nem suspeita o que significa.

O Clube Operário de Paulo Afonso (COPA) e o CPA que promoviam carnavais com animadas soirées, além de uma festa infantil. Era um Carnaval realmente popular sem sofismas intelectuais, sem marcha e sem mestres, nascido do povo e consumido pelo povo com sua alegria.

A ficha é limpa ou suja? Bastou o STF confirmar validade da Lei da Ficha Limpa e o caso do ex-prefeito de Paulo Afonso Raimundo Caires veio a debate. Ele foi condenado pelo TCM e pela Câmara de Vereadores. Mas a situação é polêmica. Ainda há quem acredite que isso não acabou. Será?.

Bola na trave - Que Paulo Afonso não será sede da Copa do Mundo de 2014, é fato,  mas podemos ser subsede; ou seja: podemos hospedar seleções que vão jogar no Nordeste. É nisso que o governo do estado e a prefeitura de Paulo Afonso, por intermédio da secretaria de Turismo, Cultura e Esporte poderiam apostar para ver Paulo Afonso bem na fita. Afinal, são parceiros, aliados.  Não é atóa que o empresário da categoria rede hoteleira José Mauro de Oliveira, do San Marino Hotel, investe sério no seu empreendimento. Mas não é só por isso, ele acredita no turismo de negócios. Só para avivar a memória dos incrédulos, nesse período carnavalesco a nossa rede de hoteleira ficou parcialmente lotada. É um bom começo. 

Ritmo de tartatuga - O "ritmo de férias" em muitas repartições públicas do interior só chegará ao fim mesmo depois do carnaval. É quando muitos dos projetos anteriormente prometidos serão efetivamente postos em prática. De fato, as coisas parecem só engrenar depois da festança. Feliz ou infelizmente!

Razão da queda - Na sua despedida do cargo, dias atrás, o ex-ministro das Cidades Mário Negromonte (PP-BA) afirmou que "não há nenhuma irregularidade na nossa gestão à frente do Ministério". "Nenhum processo, nada", reforçou, creditando o seu desgaste à "disputa política" e à "incompreensão de alguns".

Descuido - Antes um cartão postal da cidade, por assim dizer, o calçadão da Avenida Getúlio Vargas está feio e sujo, atualmente.

Gastos - É inconcebível que municípios onde falta tudo - de educação a vergonha - gastem, verbas fabulosas no Carnaval. Depois reclamam quando o prefeito dança.

 A vida não se resume aos carnavais...

 

 


Últimas

1 até 20 de 2540   Próximo »   Último »
Busca



Enquete

Adiquirindo resultado parcial. Por favor aguarde...


Todos os direitos reservados