Opinião

Paulo Afonso (BA) - 11/11/2011

UM RESGATE HISTORICO DO HANDEBOL EM PAULO AFONSO

Luiz Brito DRT/BA 3.913

O encontro deste domingo (13) pela manhã, no Ginásio de Esportes do Clube Paulo Afonso (CPA), que visa reunir ex-atletas, dos idos 70, 80 e 90, tem como objeto resgatar à prática da modalidade esportiva Handebol, na cidade de Paulo Afonso, a partir do final da década de 1970, quando o esporte já se encontrava consolidado no âmbito escolar e começava a ser praticado pelos antigos escolares que agora já estão na universidade. Este período marcou um grande desenvolvimento do esporte na cidade, daí a necessidade dos mais jovens de saber como se construiu historicamente o handebol na cidade de Paulo Afonso no período que vem do final da década de 1970 ate os anos 90 e quais os principais avanços e dificuldades enfrentadas para o seu desenvolvimento na percepção de ex-atletas, técnicos e dirigentes da referida modalidade.

Portanto é inexistente a documentação referente ao processo de desenvolvimento dessa modalidade esportiva na cidade. Constata-se que o desenvolvimento histórico e o processo de consolidação dessa modalidade esportiva na cidade, pertencem à memória e vivência das pessoas. Assim, por suas qualidades excepcionais sob o ponto de vista formativo, educacional e esportivo, o Handebol é apreciado por ambos os sexos, isso porque desenvolve, simultaneamente os fatores: cognitivo, afetivo, resistência, habilidade, coordenação, velocidade, força e coragem, além de oferecer várias qualidades que lhe são específicas, reúnem as três fases atléticas naturais: correr, saltar e arremessar.

 O porquê de estar fazendo este resgate histórico do handebol da cidade de Paulo Afonso, segundo Erisvaldo e Claudia Galindo , tem o grande motivo homenagear os   mais importantes precursores desta fase do desenvolvimento deste esporte em Paulo Afonso. Refiro-me ao professor FRED e sua digínissima esposa MARILENA  que indubitavelmente foram imprescindíveis ao handebol pauloafonsino, juntamente com parceiros e parceiras fundamentais que sem duvida contribuíram para o status do handebol pauloafonsino nas décadas de 70, 80 e 90. Desta forma, espero que estes achados possam servir de parâmetros para trabalhos futuros, bem como um incentivador para mais indagações a respeito do tema que merece ser abordado cada vez mais de forma aprofundada.

 


Busca



Enquete

Adiquirindo resultado parcial. Por favor aguarde...


Todos os direitos reservados