Com o objetivo de promover os direitos e serviços essenciais a regiões carentes e distantes das sedes de municípios da Bahia e Pernambuco, a Associação dos Juízes Federais do Brasil (AJUFE) realizará entre os dias 16 e 27 de novembro deste ano o Projeto Social Expedição da Cidadania. A iniciativa tem como destaque a concessão de benefícios previdenciários à população ribeirinha que reside ao longo do Rio São Francisco nesses estados.
O projeto conta com o apoio institucional do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), do Ministério das Comunicações do Governo Federal, do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), do Exército e da Marinha do Brasil.
Em Paulo Afonso, a abertura aconteceu nesta segunda-feira (16) na Subseção Judiciária. O Povoado Serrote receberá a caravana nesta quarta-feira (18) das 8h às 12h, quando serão feitos pré-atendimentos para identificar as necessidades dos cidadãos, com a respectiva expedição dos documentos, atendimentos médicos e odontológicos e elaboração dos requerimentos administrativos de benefícios previdenciários. Os locais de atendimento serão a Unidade Básica de Saúde e a Escola Municipal.
A cerimônia de abertura contou com a presença de inúmeras autoridades como o vice-governador, João Leão, o presidente da Ajufe, Antonio César Bochenek, a desembargadora Federal, Dra. Gilda Maria Carneiro, além de militares e representantes do Poder Legislativo.
"A gente abraçou essa causa que vai fazer tanto pela população ribeirinha e a Prefeitura colaborou disponibilizando todos os seus serviços", destacou o prefeito de Paulo Afonso, Anilton Bastos, durante a cerimônia.
O presidente da Ajufe, Antonio César Bochenek, ressaltou a importância dessa parceria "a participação da Prefeitura é fundamental porque vai, sobretudo, levar serviços fundamentais", pontuou.
Na segunda etapa do projeto, prevista para ocorrer no período de 7 a 18 de março de 2016, o grupo retornará à região para entregar a documentação solicitada pela comunidade local, bem como para dar continuidade ao atendimento das ações judiciais e de outros serviços ligados à saúde e ao bem-estar.
Os municípios baianos contemplados são: Brejo, Freitas, Glória, Paulo Afonso, Jeremoabo e Tapera. Em Pernambuco, o projeto percorrerá: Martelo; Brejinho, Icó, Canela, Itacuruba, Roque, Pedra e Belém do São Francisco.
O juiz Federal João Paulo Pirôpo de Abreu, coordenador desta edição do projeto comenta: "Acredito que será um sucesso e que vamos conseguir atingir o objetivo de levar dignidade e cidadania para a população ribeirinha desprovida de serviços sociais básicos"