Bastidores

Paulo Afonso - Bahia - 29/01/2015

Alegria de menino

Luiz Brito
Divulgação

Após ter conquistado o cargo de deputado estadual logo na primeira tentativa e em novembro último o segundo mais bem votado do estado da Bahia, com quase 170 mil votos, so perdendo para  Lúcio  irmão de Geddel, o agora deputado federal Mário Sílvio Negromonte Júnior (PP), parecia um político iniciante depois da posse. Era notável a sua felicidade. Pelo jeito, entusiasmo não irá lhe faltar para ter um bom desempenho.

Aqui em Paulo Afonso quem conversou com Mário Júnior durante a passagem do governador Rui Costa (PT) que tinha compromisso em Glória, sentiu que o político está num bom momento da vida. Tanto é que muito se comenta de manobras políticas que poderão acontecer para Mário Júnior ser candidato a prefeito de Paulo Afonso, em 2016. Eu particularmente não acredito nessa possibilidade. A sensação é a de que MJ tentará se fortalecer na Câmara Federal e depois quem sabe acompanhar a trajetória do Pai,  se projetando no cenário nacional para um Ministério, quem sabe? Depois disso, ai sim, deve pensar no assunto.

CF

O bispo Diocesano Dom Zendron deve lançar nos próximos dias , a Campanha da Fraternidade 2015. O tema deste ano é “Fraternidade: Igreja e Sociedade”. E o lema: “Eu vim para servir”.  CF 2015 será oficialmente lançada no dia 18 de fevereiro, às 10h30, na sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em Brasília.

Programação
A programação do início dos trabalhos legislativos deveria incluir  pela primeira vez  o hasteamento das bandeiras  em frente à sede do Poder Legislativo.
Depois, no plenário Dr. Manoel Josefino Teixeira, será feita a leitura da mensagem ao Poder Legislativo pelo prefeito Anilton Bastos  ou pelo seu representante.

Nuvens negras

Para um analista que não quer se identificar, a saída do vereador Antonio Alexandre (PR) da base governista pode azedar o ambiente político na Casa das Leis a partir de fevereiro.

Imutável
O prefeito Anilton entra no segundo biênio do terceiro mandato com apenas uma mudança no seu secretariado. Mas quem conhece o perfil do prefeito diz que ele termina o mandato sem exonerar mais ninguém. Quem quiser tem que pedir para sair.

Parlamento
A composição da mesa diretora da Câmara de Vereadores de Paulo Afonso é uma peça bonita, de articulação e composição política. Tudo às claras, sem acordos espúrios. Tudo de forma republicana, feito com zelo e espírito público. É nesse espírito  que os vereadores estarão  começando, e muito bem, o ano. Tudo o que o eleitor gosta e quer é o bom debate, respeitoso, sem baixarias. Cada um sem seu quadrado. Já não há espaços para aloprados; a opinião pública está vigilante. A Câmara  em 2015 começa muito bem.

Bom de discurso

Recebi um email de um amigo do vereador Luiz Aureliano (PT). Ele avisa que o ex-secretário municipal de saúde de Paulo Afonso(BA) e Serra Talhada(PE) e ex-diretor do HNAS gosta de discursar e deverá ser uma das vozes ativas na CMPA.

Excedentes
Os números desde dezembro  mostraram  que o poder público está gastando mais com funcionalismo do que permite a Lei de Responsabilidade Fiscal. A pergunta que fica é como a folha chegou a esse nível, pois existem concursados que ainda não foram nomeados justamente por falta de recursos.
Há uma coisa estranha em Paulo Afonso . Todo ano de eleição – ou seja, de dois em dois anos  - a folha miraculosamente fica inchada e ultrapassa os patamares legais. Fica difícil dissociar uma coisa da outra quando se sabe a força da política de empregos para conseguir votos.
Anilton  herdou dele mesmo um município com excesso de pessoal, a maioria composta não de efetivos, mas de cargos comissionados ou contratados sem vínculo justamente no período da campanha.
Paga pelos excessos que cometeu para se manter no poder. Paga ele e alguns fornecedores, que não tiveram nada com isso e que estão reclamando em silencio que não estão recebendo pelo material fornecido.

Chegou
O vereador  Antonio Alexandre(PR)  assumiu de vez seu rompimento com  o governo  e logo logo vai  tratar de encaminhar  seus primeiros petardos contra a administração de Anilton. Isso significa que a lua de mel acabou e que de agora em diante o trunfo vai ser pau. Com as duas mãos.

Tarifas
Depois do aumento nas tarifas de energia e água, a partir de segunda-feira sobem os combustíveis. Quem não gostar que ligue para o ministro Levy.

Oi

A população de Paulo Afonso continua sofrendo com a péssima qualidade dos serviços de telefonia celular. Nem mesmo aquela CPI da telefonia Móvel, em cuja comitiva estava o então deputado estadual Mário Júnior (PP), resolveu a pendenga, Até o momento, ninguem sabe o teor do relarorio final da comissão.

Para-choque

A equipe esta definida para entrar no plenário em fevereiro. O vereador Petrônio Nogueira é o novo presidente da Casa, Bero do jardim Bahia Vice-presidente, Regivaldo Coriolano primeiro secretário e Luiz Aureliano (PT), segundo secretário. Marconi Daniel foi escolhido por consenso como o novo líder do governo. Ele será o para-choque dos ataques do bloco de oposição contra a administração de Anilton Bastos Pereira.

Saindo pelo ladrão

A mais de 20 meses das eleições municipais, o que mais se ouve falar é em nome de postulante às prefeituras municipais. É candidato a candidato saindo pelo ladrão.

Estão todos cientes

O que espanta ainda mais é que todos os postulantes sabem da famigerada situação dos municípios, que não dispõem de recursos sequer para tocar os serviços comezinhos. Então por que tanta gente quer o abacaxi?

Tudo por um cargo

Nos últimos anos, se instalou em Paulo Afonso, a cultura dos cargos políticos. A maioria das pessoas que entram na militância partidária, o fazem com um único objetivo de arrumar uma boquinha na máquina seja  no governo da Bahia, na prefeitura, no Poder Legislativo e nas dezenas de secretarias criadas pelo chefe do executivo, algumas inúteis. Um exemplo constante é a movimentação nos corredores do prédio da Prefeitura e da Câmara. Quem balançou bandeira tenta se credenciar ao quadro de possíveis nomeados.

Coisas do Brasil

Depois do Dia do Macarrão, a presidente Dilma Rousseff instituiu, na última terça-feira (27), o Dia Nacional do Milho. Comemorada no dia 24 de maio, a data comemorativa tem o objetivo de estimular e orientar a cultura do produto. O Diário Oficial da União desta quarta ainda trouxe a instituição do Dia Nacional da Parteira Tradicional, em 20 de janeiro, o Dia Nacional do Técnico Agrícola, em 5 de novembro, e o Dia Nacional da Vigilância Sanitária, em 5 de agosto.  Afe!


Últimas

2501 até 2520 de 2658 « Primeiro   « Anterior     Próximo »   Último »
Busca



Enquete

Adiquirindo resultado parcial. Por favor aguarde...


Todos os direitos reservados