A máxima de que os políticos estão sempre com a cabeça na próxima eleição não é apenas mito. As conversas mais surpreendentes dizem respeito à prefeitura da terra da energia. Correligionários do PP já começam a se articular de olho na disputa pela prefeitura de Paulo Afonso em 2016. Mais do que isso, aliados de Negromonte estimam ser possível uma composição encabeçada pelo ex-prefeito Paulo de Deus com Val Oliveira, seu vice. A leitura é a de o prefeito Anilton pelo menos no atual estágio não teria um candidato competitivo para a disputa, dai porque aliados de Negromonte trabalham com a possibilidade de buscar uma aproximação com Paulo de Deus. É consenso dentro do PP de que Anilton não terá um nome que ofereça perigo numa eventual disputa com Paulo de Deus e Val Oliveira.
Nesse cenário, pela bandas governistas o nome mais forte no momento é o do Procurador do município Flávio Henrique Magalhães Lima(PV). Pela experiência política adquirida Flavinho têm adotado uma postura de cautela. Antecipar o processo pode comprometer o próprio governo. A política é feita de superação de etapas, e quando uma etapa se sobrepõe à outra, você compromete a gestão”, é basicamente essa a tática imprimida pelo governo Anilton.
Um outro concorrente direito seria Val Oliveira (PP) que nunca escondeu o desejo de se tornar prefeito de Paulo Afonso. Descartada a hipótese de ele compor com Paulo de Deus, tem como trunfo os 12.646 votos recebidos para deputado estadual em Paulo Afonso nas eleições de outubro.