Assim como outras datas importantes do calendário nacional, o dia 2 de novembro, Dia dos Finados, tem direito a programação especial de homenagem aos falecidos e celebração religiosa. Em Paulo Afonso, a prefeitura não informou a estimativa de visitantes, porém, estima-se que a previsão é que o Dia dos Finados leve mais de 30 mil pessoas em visita aos cemitérios Padre Lourenço Tori no Centenário e cemitério Municipal do Bairro Tancredo Neves. Nem a prefeitura nem a diocese informou o horario da celebração das missas, mas estima-se que devem ser realizadas no período da manhã a exemplo de anos anteriores.
Para dona Raimundo Lima, o Dia dos Finados é uma tradição na sua família. Visitar o túmulo dos entes queridos é uma forma de lembrá-los ainda em vida, conta.
“Todos os anos venho acompanhada de filhos e netos para visitar os túmulos de meus pais e meus irmãos. Acredito que eles fariam o mesmo por mim e se sentem prestigiados assim. Com essa demonstração de atenção”, disse.
A exemplo de milhares de pauloafonsinos, dona Raimunda também usa o transporte público para poder se deslocar de sua casa até o cemitério. Moradora do povoado Riacho, ela pega dois ônibus para chegar ao local desejado.
Se pensar em visitantes como dona Raimunda tanto a Vitran quanto a Aratu deveme ampliar a oferta de transporte coletivo devido ao aumento no número de usuários que visitam os cemitérios.