Paulo Afonso, ( 2 de nov de 2010 ) - O movimento nos cemitérios de Paulo Afonso e do Bairro Tancredo Neves registrou aumento significativo desde ontem. No Cemitério Municipal Padre Lourenço Tori, no Centenário, a administração informou que o número de visitantes nesta mesma data aumentou 100% em relação ao ano passado.
"Acho que as pessoas estão voltando hoje (ontem) do feriado prolongado e aproveitando para antecipar as visitas", disse o pastor Arnaldo, administrador do local.
A expectativa é de que hoje o movimento nos dois cemitérios da cidade seja ainda maior, em virtude do horário estendido, das 6h às 18h. A estimativa da prefeitura é de que 45 mil pessoas circulem por esses locais.
Visitantes.
Algumas pessoas aproveitaram a segunda-feira para preparar os túmulos dos entes queridos para o Dia de Finados.
Esse foi o caso de Lenilda Maria Aureliano, 38, que cuida com carinho do túmulo dos pais. Sempre que pode ela vai ao cemitério do Centenário, para colocar flores e rezar, mas ontem a visita foi especial.
Comércio.
Apesar de o fluxo de pessoas nos cemitérios da cidade já ter aumentado desde sexta-feira, o feriado prolongado, prejudicou em parte as vendas de velas e flores.
O vendedor de flores Douglas Ferreira, 22, comenta que este ano, o estoque foi menor do que nos anos anteriores.
Limpeza. Enquanto uns vão ao cemitério para homenagear as pessoas queridas, outros estão ali para trabalhar.
O Dia de Finados, representam incremento na renda de muita gente. Pessoas como Fabiana Pereira, 33 anos, que é responsável pela limpeza dos jazigos há 10 anos.
"Só hoje (ontem) eu já fiz mais ou menos 20 jazigos", disse a moça que prefere esse serviço a um trabalho convencional. "Prefiro trabalhar aqui do que em casa de família porque faço meu horário e não preciso cumprir ordens".