Passados dez meses depois da solenidade de doação de terreno por parte da Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf) para a construção da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), campus de Paulo Afonso, o local permanece deserto. Na ocasião, participaram da solenidade as mais notáveis autoridades locais e do estado, entre eles, o prefeito de Paulo Afonso Anilton Bastos, vice-prefeito Jugurta Nepomuceno, presidente da Câmara Municipal, Marcondes Francisco dos Santos e demais vereadores, secretário da Casa Civil , Rui Costa, deputado federal Josias Gomes, deputados estaduais Paulo Rangel, Mario Negromonte Junior, Fátima Nunes, e comitivas da Univasf, representada pelo reitor Julianeli Tolentino de Lima, e da Chesf, pelo diretor-administrativo José Pedro de Alcântara.
Em 14 de março do ano passado, em pronunciamento que antecedeu o ato de descerramento da placa, em homenagem à chegada da Univasf no município, o reitor Julianeli Tolentino de Lima disse com todas as letras que a pedra fundamental poderia ser lançada ainda este ano, após os processos licitatórios para execução das obras dos quatro prédios que serão construídos. " Na oportunidade foi dito que de acordo com o cronograma estabelecido pela Reitoria da Univasf, as instalações definitivas deverão ser concluídas até 2015. A nova unidade acadêmica da Univasf ocupará uma área de quase 10 hectares. A infraestrutura também prevê a transferência do Hospital da Chesf (Nair Alves de Souza) para a Univasf, que vai garantir o atendimento à população e o desenvolvimento das atividades práticas do curso de Medicina e de outros que poderão ser implantados.
A demora do ato de lançamento oficial da obra que deveria ter sido inciada ainda naquele ano, conforme declarou o reitor da Univesf Julianneli Tolentino de Lima, lança a dúvida se o Campus Paulo Afonso será edificado no local, ou a instituição será acomodada nas dependências do Centro de Formação Profissional de Paulo Afonso ( CFPPA).
Com o silencio da CHESF e da UNIVASF, abre-se uma imensa cratera de duvidas, onde já há até quem duvide da instalação do Campus da Univasf no local doado pela Chesf. A boca graúda ja se comenta que a faculdade de medicina vai funcionar mesmo, é no antigo Centro de Formação Profissional de Paulo Afonso (antiga Escolinha ) E o HNAS vai continuar no mesmo local.