Os pedestres que transitam nas ruas do centro e bairros da terra da energia constatam que passados mais de oito meses, a atual administração não conseguiu reduzir o problema, afirmou o vereador Pedro Macário Neto (PP).
As calçadas são irregulares, possuem degraus e obstáculos que colocam em risco a segurança da população; o descumprimento da largura mínima de 1m20 também dificulta a circulação do pedestre. "Existem leis regulamentando as exigências, mas não serão suficientes se não houver a devida fiscalização destas áreas de domínio público pela prefeitura", prosseguiu. Para o vereador, é uma questão de prioridade da administração municipal. "Não avançaremos se a Câmara aprovar leis, aprovar emendas para aperfeiçoar a legislação e a Prefeitura não executar um programa de recuperação das calçadas, como tem sido realizado com êxito em outras cidades inclusive de menor porte que Paulo Afonso que valorizam os passeios públicos como um direito do cidadão".
"Cabe ao poder público uma campanha de mobilização, em busca da colaboração coletiva. No segundo momento, é preciso multar aqueles que não cuidarem da calçada".
As boas condições das calçadas são necessárias para todos e, principalmente, aos portadores de necessidades especiais, aos que dependem das rampas de acesso e à crescente população idosa, disse Macário . "As calçadas que temos em Paulo Afonso ameaçam a segurança e violam o direito a acessibilidade de toda a população. Isso é mais grave em relação aos idosos e portadores de necessidades especiais", alertou.