O 'faxinaço' para prevenir e combater a proliferação do mosquito da dengue, no povoado Juá, realizado no último sábado (20), foi tema de discurso do vice presidente do Poder Legislativo, vereador Marconi Daniel (PV), na tribuna da Câmara Municipal.
A ação foi promovida pelos profissionais da Unidade de Controle de Zoonoses e membros da Fundação Luís Eduardo Magalhães e contou com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde do Exército e do SAMU.
O vereador que também participou da atividade, agradeceu a Secretaria de Saúde, que, segundo ele, através da Unidade de Controle de Zoonoses, esteve presente no "faxinaço". Marconi Daniel contou que dezenas de pessoas se reuniram com o objetivo de sair do discurso e ir combater a dengue na prática.
De acordo com ele, foi feito um trabalho reforçado na comunidade do Juá, onde várias orientações foram dadas aos moradores sobre os perigos da dengue e os procedimentos que devem ser adotados para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti.
"Fomos muito bem recebido pela comunidade do Juá. Os moradores nos agradeceram pela preocupação com a saúde pública e por estarmos junto com a comunidade distribuindo panfletos educativos e sacos de lixo, para que o povoado possa ficar mais limpo", disse.
O vírus da dengue é transmitido pela picada da fêmea do Aedes aegypti, um mosquito diurno que se multiplica em depósitos de água parada acumulada nos quintais e dentro das casas.