Pela 59ª vez desde que foi criada em 2001, sob a presidência do então prefeito de Paulo Afonso, Paulo Barbosa de Deus, a Associação dos Prefeitos do Sertão Baiano (APSB) se reuniu neste município localizado a 486 km de Salvador, com apenas seis dos 24 gestores associados, desta vez sob a batuta do prefeito de Chorrochó, Humberto Ramos, conduzido ao cargo de presidente da entidade, no último encontro que aconteceu em Rodelas, no dia 15 de junho, quando o então presidente Carlos Sobral comunicou seu afastamento para concorrer à reeleição em Coronel João Sá.
Como de praxe, os principais temas debatidos foram: efeitos negativos da seca, segurança pública, escassez de recursos financeiros e falta de manutenção das rodovias BA 210 e BR 116, o que na opinião de Humberto Ramos compromete ainda mais o desenvolvimento de ações por parte dos municípios, que tragam resultados positivos para todos, além causar sérios danos materiais e humanos para quem trafega constantemente por estas estradas: -"Precisamos tomar iniciativas urgentes no sentido de despertar as autoridades estaduais e federais, para que a nossa região seja vista como prioridade", disse o novo presidente.
Na oportunidade, o superintendente da Companhia de Ação Regional (CAR), Dernival Oliveira Júnior e a engenheira Rute Carvalhal apresentaram o SOS SECA, novo programa estadual de combate aos efeitos de longas estiagens, que prevê diversas obras como construção de cisternas e novas ações da companhia, previstas para serem executadas na região, entre outras que se já encontram em andamento através de convênios com os municípios e Associações Rurais.
A exempo da reunião de trabalho que ocorreu em Rodelas em junho deste ano, o encontro de Paulo Afonso também se ressentiu da ausencia dos prefeitos que compõem a entidade. Dos 24 inscritos apenas 5 compareceram ao encontro de Paulo Afonso. A ausencia cada vez mais frequente dos prefeitos tem enfraquecido gradativamente a instituição. Já tem prefeito argumentando que a manutenção da APSB precisa ser repensada.
Participaram do encontro de Paulo Afonso, o anfitrião Anilton Bastos Pereira, o presidente Humberto Ramos de Chorrrochó, Ena Vilma de Gloria, Emmanuel de Rodelas, Pedrinho de João Ferreira de Jeremoabo e Manoel Vieira de Santana, o Bebé de Adustina, além do vice de Paulo Afonso, Jugurta Nepomuceno Agra. A APSB só volta se reunir após às eleições. O local e data não foram definidos