Política

Paulo Afonso - Bahia - 17/04/2025

Fátima Nunes é eleita 1ª vice-presidente da ALBA

Por Henrique Brinco
Reprodução / YouTube / TV ALBA
A deputada  foi eleita como primeira vice-presidente da Assembleia Legislativa da Bahia.
A deputada foi eleita como primeira vice-presidente da Assembleia Legislativa da Bahia.

A deputada estadual Fátima Nunes (PT) foi eleita ontem como primeira vice-presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA). A petista obteve 41 votos, superando os 32 necessários para ocupar o cargo. A votação teve 52 votos no total, com 2 nulos, 9 brancos e 11 ausências.

A eleição encerra o impasse interno protagonizado por um “bate chapa” entre Fátima Nunes e o deputado Júnior Muniz (PT), que vinha adiando a definição da vaga desde o mês de março. Na semana passada, Muniz afirmou estar sendo "vencido pelo cansaço" e alegou não conseguir comparecer à nova data da eleição devido a uma viagem. Ausente da sessão desta terça, ele não apresentou seu nome para a disputa.

Fátima Nunes assume a vice-presidência em eleição suplementar, após a deputada Ivana Bastos (PSD) assumir a presidência da ALBA interinamente. A vaga foi aberta após o afastamento do então presidente Adolfo Menezes (PSD) por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF).

O líder do Governo Jerônimo Rodrigues na ALBA, deputado Rosenberg Pinto (PT), destacou a importância do consenso entre as bancadas para respeitar a proporcionalidade na composição da Mesa Diretora. "É um entendimento feito por esta Casa de respeitar a proporcionalidade, em uma combinação com todas as deputadas e deputados para elegermos a deputada Fátima Nunes como 1ª vice-presidente desta Casa", afirmou.

Eleição

A eleição suplementar foi convocada e conduzida pela presidente do Parlamento estadual, deputada Ivana Bastos (PSD), que celebrou muito a eleição de uma mulher como sua sucessora. “Com a eleição de Fátima, dos oito cargos da Mesa, três são ocupados por deputadas. Além dela, estou na presidência e Kátia Oliveira (União) na segunda Secretaria. Em 192 anos de existência do Legislativo baiano é quebra enorme de um tabu e de afirmação das mulheres no poder. E não é pelo poder em si, mas pelo simbolismo de romper com quase dois séculos de machismo, de ficarmos tanto tempo em plano secundário”, comemorou a presidente da ALBA.

Fátima Nunes está no sexto mandato de deputada estadual e foi indicada para a primeira vice pela Federação Brasil da Esperança – composta pelas bancadas do PT, PCdoB e PV – dentro do critério de proporcionalidade previsto no regimento interno da ALBA. Ela era líder do PT, função que deverá ser ocupada pelo deputado Marcelino Galo.


Últimas

21 até 40 de 10889 « Primeiro   « Anterior     Próximo »   Último »
Busca



Enquete

Adiquirindo resultado parcial. Por favor aguarde...


Todos os direitos reservados