Poderemos ter, em 2026, uma das eleições mais disputadas por vagas na Assembleia Legislativa do estado da Bahia, em nível municipal. A dedução que faço é pelo fato de que todos os nomes que já se anunciam como pré-candidatos terem passado com sucesso pela prova das urnas.
O prefeito David Cavalcanti de Glória PP, desponta como um dos favoritos, a continuar com a sua boa aceitação. Mesmo tendo que disputar a eleição fora do poder, o prefeito Marcondes Francisco (PP) possivelmente será uma outra candidatura. O Conde tem como uma de suas características ser um vencedor, exceto a última. Vai depender muito de como estará o seu nome nas pesquisas no decorrer do ano de 2026. O Conde deve ressurgir quando se pensa estar morto para a política.
Na última eleição que disputou foi derrotado para o prefeitura de Paulo Afonso. Entre os nomes novos ventilados para disputar mandato de deputado Estadual em 2026, se encontra o do vereador e ex-candidato a prefeito Marconi Daniel PT. Não é nome a ser desprezado.
É este o quadro que o eleitor acreano deverá ter em 2026. Pelos nomes citados, não será uma eleição para amadores, mas para profissionais.
***
Voz da oposição
O vereador reeleito Valmir Rocha PCdoB, deve ser a voz mais ativa da oposição à gestão do prefeito eleito Mário César Barreto Azevedo PSD, o que será natural, ele foi eleito para este papel.
Como São Tomé
Prefiro aguardar para ver — como São Tomé — a promessa de independência política de um grupo de novos vereadores eleitos. O tempo dirá quantos não serão atraídos pelo aroma do poder e os seus cargos.