A 5ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência aconteceu em Brasília -DF, dos dias 14 à 17 de julho de 2024, após oito anos, devido ao boicote dos governos anteriores que se negaram a dialogar com os segmentos da sociedade brasileira. Foram mais de 1600 participantes da sociedade civil e Poder Público, entre delegados, acompanhantes e observadores dos 27 Estados e DF, numa notável mobilização dos conselhos municipais, estaduais e Nacional, que levou grande representatividade do segmento da pessoa com deficiência, com sua diversidade e pluralidade.
O Município de Paulo Afonso fez parte da Delegação Baiana, representado pelos delegados Lúcio Flávio Teixeira (COMPEDE) e Camila Bernardo (ATÍPICAS), além da observadora da SEDUC/PA Aparecida Sá, que receberam total apoio da Prefeitura de Paulo Afonso, e que cumpriram com entusiasmo e eficiência as suas funções na condição de delegados desta Conferência.
Para o Presidente do COMPEDE, “a participação nas Conferências vai além dos debates das propostas e a definição das prioridades que constroem o documento oficial, mas permitem momentos de encontros e trocas de informações e ideais entre os participantes, ” esclareceu Lúcio Flávio Teixeira.
Com o tema “O cenário atual e futuro na implementação dos direitos da pessoa com deficiência: construindo um Brasil mais inclusivo”, o objetivo da 5ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência foi realizar um diagnóstico das demandas principais dos estados e municípios e desenvolver políticas inclusivas para garantir o acesso aos direitos em todo território.
A Conferência Nacional foi organizada pela Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, do Ministério dos Direitos Humanos do Governo Federal, com a coordenação do CONADE, Conselho Nacional do segmento.