Ana Clara Moreira (foto), ex-secretária municipal de Desenvolvimento Social. anote: é um nome muito forte para a Câmara de Vereadores. Se ganhar, uma coisa é certa, haverá debate no plenário da Câmara Municipal.
Mulheres na lida
Jaci Rodrigues, Ana Clara Moreira, Esmeralda Patriota, são alguns dos nomes de mulheres citadas na lista de candidatas a ocupar uma cadeira na Câmara Municipal de Paulo Afonso
Pelo menos nas vices
Já que, não teremos nenhuma mulher disputando a prefeitura de Paulo Afonso com condições de vitória, seria bom os candidatos colocarem em suas chapas mulheres como vices. O eleitorado feminino é majoritário.
Riscos
Vereadores querem mudar de partido para chegar a vitória. Há riscos. Primeiro – se escolher uma sigla com nomes ‘pesados’ pode não se eleger. Segundo - optando por um partido nanico - esse pode não atingir o coeficiente eleitoral e não eleger nenhum candidato. Aqui em Paulo Afonso, mais de 50% deles devem aproveitar a janela de 7 de março a 5 de abril.
Custos
Outro entrave é o suporte financeiro para garantir uma campanha com boa estrutura. Mas lembro de exemplos de candidatos seduzidos por propostas mirabolantes e que foram abandonados no meio da campanha e sem recursos acabaram derrotados. Portanto é preciso checar se o ‘financiador’ é realmente confiável.
E o eleito? Onde ele fica?
Simplesmente ignorado. Normalmente nesta situação ele nem é consultado. Apenas toma conhecimento da mudança partidária através dos meios de comunicação. No fundo, não há uma espécie de cordão umbilical que possa atrelar o candidato ao eleitor, representando algum tipo de cumplicidade.