Política

Paulo Afonso - Bahia - 27/11/2023

Saudades do compromisso com a educação em Paulo Afonso – retrocesso na rede pública e nenhuma escola construída na gestão atual

(Por Washington Luís)
Divulgação

A educação oferecida atualmente pela rede pública no município de Paulo Afonso tem ficado muito aquém dos projetos implantados anos atrás. Nos quase oito anos do governo Luiz de Deus não dá para disfarçar o retrocesso na qualidade do ensino, infraestrutura, fornecimento de material escolar, fardamento e até na merenda, este último, item fundamental para o bom desempenho dos alunos. Sem contar que na gestão atual nenhuma nova escola foi construída. 

Ao contrário desse triste cenário, entre os anos de 2009 e 2016, ( gestão do ex-prefeito Anilton Bastos), o ensino público teve um avanço surpreendente. Nesse período, praticamente todas as unidades da Secretaria Municipal de Educação foram reformadas e ampliadas. Só como um dos incontáveis feitos, podemos citar a construção da Escola Municipal João Bosco Ribeiro, na Rua da Alegria. A nova escola nasceu com o propósito de ofertar ensino de qualidade, aliado ao conforto de um ambiente escolar que motivasse os alunos a permanecer na escola.

João Bosco tornou-se referência no ensino público da região, pelo seu porte e infraestrutura moderna, assim como o CEMPA do BTN, também construído na mesma gestão. Aliás, foi naqueles oito anos de avanço na educação municipal que o bairro Jardim Bahia ganhou a Creche Professor Gilberto Gomes de Oliveira.

Em 2019, a gestão atual tentou copiar a ideia. Foi iniciada a construção de uma escola com padrão semelhante ao do João Bosco, no bairro Marina França, mas a obra foi paralisada poucos meses depois, e até hoje a população daquele bairro espera por uma justificativa. Segundo a Secretaria Municipal de Educação, os recursos para a construção da grande obra viriam através do Plano de Ações Articuladas (PAR), vinculado ao Ministério da Educação. Faltou explicar se esses recursos foram recebidos, onde foram usados e o que motivou a interrupção da obra.

É oportuno lembrar que também em 2019 foi pomposamente anunciada a construção de uma creche-casulo no centro da cidade, em parceria com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Mas assim como a grande escola do Marina França, foi mais um sonho não realizado



Últimas

101 até 120 de 10540 « Primeiro   « Anterior     Próximo »   Último »
Busca



Enquete

Adiquirindo resultado parcial. Por favor aguarde...


Todos os direitos reservados