O SITE ouviu empresários, políticos e jornalistas para definir os vereadores de Paulo Afonso que se destacaram em 2023. Além de Marconi Daniel, Evinha Oliveira e Jean Roubert, outros, como Zé de Abel e Valmir Rocha, foram mencionados. Quase todos os entrevistados disseram que o vereador Pedro Macário Neto é a grande decepção. Não porque seja ineficiente ou corrupto, e sim porque se esperava mais dele, porque tem excelente formação técnica. Depois que deixou a presidência, apagou-se. Embora citado positivamente, Macário é apresentado como um político que “joga mais para si do que para a cidade”. Por sua experiência, segundo os vereadores, tenta atuar como “chefe” e “orientador” deles. Mas ninguém nega: nenhum vereador conhece tanto os meandros do Legislativo municipal quanto ele.
O presidente da Câmara Municipal, Zé de Abel, segundo os entrevistados, deu novo status ao Legislativo. Não por ser aliado do prefeito – , e sim porque devolveu a independência à Câmara, que, na gestão de Macário, era tida como uma espécie de secretaria da prefeitura. Zé de Abel, mantém as portas abertas e dialoga amplamente com seus pares. A Câmara, na sua gestão, saiu do noticiário negativo e tem sido vista como defensora dos pauloafonsinos
Evinha Oliveira – que deve ser candidata a prefeita pelo SOLIDARIEDADE –, é vista como a vereadora mais atuante. “Ela tem o perfil de estadista. É eficiente, decente e participa dos debates centrais sobre a cidade, como a LDO e o Plano Diretor, em alto nível”. “Evinha vai longe”, sublinha um entrevistado. “É o futuro chegando, se tornando presente. É a revelação da legislatura.”
A imagem da Câmara é mais positiva hoje do que há alguns anos, quando era conhecida como a “pátria do fisiologismo”. Tanto que, no momento, têm três pré-candidatos a prefeito: Jean Roubert, Marconi Daniel e Evinha Oliveira.