Política

Paulo Afonso - Bahia - 25/04/2023

Leão pode ter mandato prorrogado após confusão no PP

Por Henrique Brinco ´Tribuna da Bahia
Divulgação

A disputa pela presidência do PP estadual continua travada. Na reunião do último dia 17 de abril, o deputado federal e presidente estadual da sigla João Leão propôs o trato de cada postulante assumir a presidência por um ano. Contudo, segundo a Tribuna apurou, nada foi fechado. 

O deputado federal Mário Negromonte Júnior assumiria o primeiro ano e o ex-deputado federal Ronaldo Carletto assumiria o segundo ano de mandato. Carletto rejeitou, segundo fontes do partido. 

O pepista usou como argumento o fato de contar com o apoio de uma base formada por 40 prefeitos dentro do partido, além de ser aliado do governador Jerônimo Rodrigues (PT). Além disso, argumentou que elegeu seu sobrinho com quase 170 mil votos, sendo o mais votado do Partido e o quinto deputado federal mais votado do Estado. 

Correligionários do PP acreditam que essa base, e o próprio Carletto, podem migrar para algum partido do grupo de Jerônimo caso a presidência não seja assumida pelo ex-deputado federal. 

O deputado Mário Júnior, por sua vez, alega que é o atual vice-presidente do Partido e tem a preferência de João Leão e maioria na executiva estadual. Ele é apoiado pelo ex-prefeito ACM Neto (União Brasil). 

A reportagem ainda recebeu a confirmação de que o presidente nacional do Partido Progressista, senador Ciro Nogueira, prorrogou o mandato de João Leão por mais 30 dias apostando num consenso. Do contrário, será prorrogado o mandato do próprio Leão por mais um ano. 

João Leão, que rompeu com o PT na pré-campanha do ano passado, não tem mais interlocução com a atual gestão estadual. O governador Jerônimo Rodrigues está conversando com os deputados estaduais individualmente, conseguindo apoios na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). 

Mais recentemente, com a eleição de Aline Peixoto para o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), o PP também mostrou fidelidade ao Governo Jerônimo na Assembleia Legislativa, expondo ainda mais as rachaduras internas 

Em março, Mario Jr. justificou porque pretende ser candidato. "Sou candidato a honrar os votos que tive nas últimas eleições e a continuar trabalhando por quem mais precisa na Bahia e em todo o Brasil! Quem me conhece sabe, se o meu Partido (Progressistas) decidir que devo ser o Presidente na Bahia, pode ter certeza que não me faltará fé em Deus, humildade, diálogo, respeito, cumprimento da palavra e coragem nessa missão pela união e crescimento dos Progressistas no nosso Estado!", declarou. 


Últimas

1 até 20 de 10362   Próximo »   Último »
Busca



Enquete

Adiquirindo resultado parcial. Por favor aguarde...


Todos os direitos reservados