As notícias sobre o retorno do Dr. Anilton ao palco das eleições 2024, mexeram com todo cenário político.
Diante do atual caos no governo municipal, muitos acreditam na possibilidade de sua volta, ao lado do Prefeito licenciado Luiz de Deus, para tentar "dá um jeito na casa" e principalmente salvar a imagem desgastada do "grande líder".
Competência e experiência não faltam à Anilton, que fez três gestões que se tornaram referência de sucesso - Nesse período (e com menos recursos), conseguiu realizar dezenas de obras (a exemplo da Escola João Bosco, Novo Mercado, Creche do Jardim Bahia, Estação Juventude, Cozinha Comunitária, Cartão Paulo Afonso Cidadania, entre outras ações), e nunca atrasou salários e fornecedores, para estes, uma esperança para espantar esse "fantasma dos calotes" e que devolva o ritmo ora quebrado da economia local.
Outro ponto muito importante, seria a sua relação e alinhamento com os governos Estadual e Federal, que desejam alguém de confiança (e ligado às bases governistas - e em destaque, um não Bolsonarista), para canalizar obras destas esferas.
Num segundo caso, o Dr. Anilton, mesmo fora da "máquina", ainda é muito forte, e pode representar a diferença necessária entre candidatos midiáticos, e aquele que a cidade está precisando para devolver aos trilhos uma cidade que outrora foi exemplo para a Bahia em desenvolvimento e credibilidade.