O prefeito de Paulo Afonso, Anilton Bastos Pereira (PDT), não poderá disputar a reeleição em outubro por se encontrar no seu segundo mandato. No entanto, suas apostas recaem sobre o ex-prefeito, ex deputado estadual e ex deputado federal, Luís Barbosa de Deus que assina ficha de filiação ao PSD no dia 4 de março, deixando o ninho do DEM depois de longos anos. A solenidade terá a presença do presidente estadual da sigla, senador Otto ALencar.
A terra da energia, como é conhecida a cidade, é governada há mais de duas décadas pelo mesmo grupo, hegemonia quebrada por Raimundo Caires em 2005.
Além da candidatura de Luís de Deus que buscará o seu segundo mandato à frente da prefeitura de Paulo Afonso, outras legendas da base do governador Rui Costa estão se movimentando para lançar candidatos na disputa pelo Executivo. Enquanto o grupo trabalha para continuar no poder, a oposição vai no embalo das pesquisas que apontam o deputado federal Mário Júnior (PP) como líder nos levantamentos internos.