Geral

Paulo Afonso - Bahia - 28/02/2022

A história se repete ou continua?

Anttonio Almeida Júnior – Médico Veterinário e Mestre em Extensão Rural e Desenvolvimento
Foto: Divulgação
Anttonio Almeida Júnior
Anttonio Almeida Júnior

Neste mês de fevereiro estou comemorando 35 anos de formado como Médico Veterinário e quero compartilhar com vocês um pouco do começo da minha história e de como, por coincidência, essa história está se repetindo e continuando.

O ano era 1987, fevereiro, minha colação de grau de Bacharel em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE.  Jovem, 21 anos de idade, cheio de sonhos e esperanças ... Voltar prá casa depois de 5 anos estudando em Recife, acalentando o sonho de abrir a minha empresa de produtos e serviços veterinários. Eram os primeiros dias como profissional liberal e empreendedor. A realização do sonho de trabalhar na profissão que havia escolhido e que tanto me empolgava e que ainda me empolga exercê-la em prol da vida dos meus pacientes e a satisfação dos meus clientes. 

Consegui alugar um ponto comercial, próximo da feira, na Rua Landulfo Alves, em frente a Suprave. Empresa aberta e com a ajuda do meu Pai, Antonio Almeida, consegui um crédito suficiente para a compra dos balcões, prateleiras, instrumentos de trabalho e as primeiras compras das vacinas e medicamentos feitas nos distribuidores de Recife e de Feira de Santana. Meu primeiro auxiliar/colaborador foi Adeildo Barros (Binho) que depois de dois anos partiu para novos trabalhos e foi substituído por Fábio Duque. 

Em menos de 60 dias, final de março, chega então o grande dia de abrir as portas e botar a cara na rua. Lembro do orgulho de minha mãe, Dona Carmelita, ao ouvir o carro de som, naquela sexta feira, anunciando a propaganda da Farmácia Veterinária. Depois vieram as propagandas nas rádios Cultura, RBN e na Gazeta de Aníbal. Fui também, pessoalmente, visitar os comerciantes do setor e pecuaristas da cidade para me apresentar: Dionizio Pereira, Alonso Maciel, Adauto do Frigorífico, Antônio Martins, José Rudival, Luiz de Deus, Jugurta Nepomuceno, Dernival Oliveira, Zacarias Menezes, Leonel do Riacho, João José (Dom Zé) do Arrasta Pé, Benjamim de Santa Brígida, Nunes e Ivan Dias na Emater, dentre tantos outros que viriam a ser meus clientes e parceiros pelos 8 anos em que a empresa existiu. 

No ano de 1987 veio minha primeira experiência com o rádio, através de um programa semanal, ao lado do forrozeiro Djalma Nobre, na RBN, aos sábados das 6 às 7 horas da manhã, quando apresentamos o Programa “A voz do Campo” com informações e dicas para o produtor rural da nossa cidade e dos municípios vizinhos onde as ondas da rádio chegavam. Éramos os campeões de audiência do horário. Depois, ao longo dos anos, foram incontáveis entrevistas e participações em diversos programas ancorados pelo repórter Bob Charles nas rádios Betel e Betânia.

Em 1990 assumi a tesouraria da ASCOPA na gestão de Seu Jugurta. Em 1992 assumi a presidência da ASCOPA, em 1994 a gerência do SEBRAE, o Projeto Sebrae Xingó, a política com os Negromonte, os tempos na Prefeitura na gestão de Raimundo Caires, os cargos públicos no estado de 2009 a 2020 (EBDA, SEAGRI e BAHIA PESCA), meu segundo casamento em 2015, o mestrado em Extensão Rural e em Desenvolvimento pela UNIVASF em 2018, as campanhas para vereador de 2016 e 2020. Mas essas são outras histórias que em breve contarei.

Nunca deixei de exercer a minha função de Médico Veterinário, seja como Gestor Público, Consultor em Agronegócios e em Qualidade de Alimentos, no Atendimento Clínico de grandes e pequenos animais, nos projetos de Piscicultura e como Responsável Técnico, desde 1999, das Granjas Farres e Avimil. Nestes 35 anos, com a bênçãos de Deus, trabalho, dedicação e apoio da minha família, dos meus filhos e da minha esposa Silvana Almeida, hoje eu só tenho o que agradecer. 

Enfrentei tempos difíceis, de hiperinflação, mudanças na moeda e na economia, descontrole de preços, crises econômicas e políticas, conflitos mundiais – Guerra das Malvinas, Guerras no Golfo Persa, atentado às Torres Gêmeas, pandemia da Covid 19 e, mais recentemente, a invasão Russa à Ucrânia que está reacendendo os temores de uma nova guerra mundial.  Vivi também anos de bonança e crescimento com a estabilização da moeda, o controle da inflação, os avanços da tecnologia neste mundo tecnológico, com uso intenso das redes sociais, do marketing digital.

E aí a história se repete ou simplesmente continua? 

Em 2021 resolvi voltar às minhas origens no comércio varejista e empresarial na Vet & Pet, onde além do atendimento clínico veterinário, somos pet shop, farmácia veterinária, banho e tosa, aplicação de medicamentos e vacinas, venda de rações e consultorias em agronegócios e desenvolvimento. Por fim, neste recomeço, nesta segunda feira, 28 de fevereiro, voltei a fazer rádio, estreando o programa “Prosa Rural” na rádio web Caiçara, junto com o âncora Arlindo Ferreira, onde de segunda a sexta feira, das 6 às 8 horas da manhã, faremos um programa que traz a cultura do homem do campo, notícias sobre agronegócios, agricultura, pecuária, meio ambiente, previsão do tempo, eventos da semana, cotação e preços rurais, saúde animal, técnicas agrícolas, agricultura familiar, piscicultura, criação de caprinos e ovinos, etc. Acesse http://www.radios.com.br/play/191270 e venha curtir conosco uma boa “Prosa Rural”.

 


Últimas

21 até 40 de 2496 « Primeiro   « Anterior     Próximo »   Último »
Busca



Enquete

Adiquirindo resultado parcial. Por favor aguarde...


Todos os direitos reservados