Política

Paulo Afonso - Bahia - 15/03/2024

Vereador Gilmário Marinho diz que há jogo de empurra com a prefeitura; Coelba admite deficiência na prestação de serviço

Ivone Lima
Foto ASCOM/Gilmário Marinho.
Vereador Gilmário durante audiência pública com a Coelba.
Vereador Gilmário durante audiência pública com a Coelba.

PAULO AFONSO- A audiência pública havida nesta quinta (14/mar), na Câmara Municipal, pedida pelo vereador Gilmário Marinho (Podemos), com a participação da gestão regional da Coelba foi de grande utilidade pública pelo montante de demandas que a concessionária de energia levou e se comprometeu em dar soluções precisas e rápidas.

Os representantes da Coelba presentes à audiência, não negaram as deficiências do serviço – especialmente das constantes quedas de energia – enfatizando inclusive que, o crescimento econômico do município com seus novos atacadistas e hospitais, demandam uma enormidade de energia e que é preciso adequação à nova realidade de Paulo Afonso.

Por seu turno, da parte dos vereadores e dos demais seguimentos ali representados, entre eles, o comércio, houve queixas no sentido de a empresa ter mais atenção quando precisar interromper o fornecimento de energia de forma estratégica. “Os comerciantes reclamam com constância que não são avisados com a antecedência devida. Eles dizem que sofrem muitos prejuízos”, cobrou Gorette Moreira, presidente da Ascopa.

Investimento e extensão da rede de energia

O vereador Gilmário fez alguns pedidos específicos como a melhoria da rede de energia de ruas do bairro Barroca, mas reconhece que o problema é maior. “Os moradores querem uma solução, o Francisco Brasileiro – representante local- me passou um orçamento de pouco mais de 50 mil reais, então eu pergunto: quem vai pagar esse valor?, creio que seja  a prefeitura que precisa fazer reparos, para depois a Coelba fazer a parte dela”, explicou.

Gilmário acrescentou ainda que, cessada a fase de diálogo, entrará com ação no Ministério Público: “É um assunto prolongado por muitos anos, estou conversando com todas as partes, mas é um problema sério, as pessoas têm medo de ficar em casa quando está chovendo com receio de a rede cair. É preciso resolver, não podemos esquecer o que aconteceu recentemente na Caiçara, onde vitimou seu Orlando.”

Outro ponto: o vereador, autor do requerimento, achou que faltou uma contrapartida social da empresa no momento difícil vivido por famílias da área rural. “A Coelba tem esse programa no qual troca geladeiras antigas por novas e o momento era oportuno para a empresa ajudar essas famílias, estamos falando de pouco mais de 30, que ficaram sem nada, acho que faltou esse olhar social para com elas”, pontuou.

Foram mais de 3 horas de audiência pública e os presentes tiveram tempo suficiente para expor toda problemática envolvendo a distribuição de energia elétrica, bem como a concessionária pôde dar as informações precisas.

O outro lado

De acordo com o supervisor da operação, Lucas Freitas, há o entendimento sobre a importância do bom funcionamento da energia para o crescimento social e econômico do município. “Paulo Afonso vem recebendo grandes cargas. São condomínios, empreendimentos que nós precisamos nos preparar para isso”, disse em relação ao BTN.


Últimas

1 até 20 de 9889   Próximo »   Último »
Busca



Enquete

Adiquirindo resultado parcial. Por favor aguarde...


Todos os direitos reservados