Política

Paulo Afonso - Bahia - 26/04/2019

Após aval da Chesf, deputado Mário Júnior vai ao Ibama e cobra retirada das baronesas no Rio São Francisco

Por: Redação PA4
Foto: Assessoria Parlamentar.
Deputado Mário Júnior em audiência com João Pessoa, diretor de Uso Sustentável da Biodiversidad
Deputado Mário Júnior em audiência com João Pessoa, diretor de Uso Sustentável da Biodiversidad

Há mais de um ano, as cidades de Paulo Afonso e Glória vêm sofrendo com a invasão das baronesas no Rio São Francisco, e mesmo com os esforços das gestões dos dois municípios para retirada das plantas, o problema persiste causando prejuízos e preocupação aos cidadãos e políticos que representam a região.

Um deles, o deputado federal Mário Negromonte Jr. (PP), solicitou nesta quarta-feira (24), uma posição do IBAMA sobre a retirada das baronesas no Rio São Francisco em Glória, Paulo Afonso e municípios vizinhos. O pedido foi feito em audiência com o Diretor de Uso Sustentável da Biodiversidade e Florestas do IBAMA, João Pessoa e Rodrigo Dutra, Coordenador do órgão.

O encontro de hoje ocorreu menos de 15 dias depois da reunião, em Brasília, entre o Mário Júnior e o Ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque. Naquela oportunidade, o deputado pauloafonsino expôs a gravidade da situação através de videoconferência com o Presidente da CHESF, Fábio Lopes Alves e com o Diretor de Gestão, Adriano Soares.

Solicitamos que seja feita a retirada das Baronesas do Rio São Francisco, pois Paulo Afonso, Glória e região têm sentido muito os efeitos na Piscicultura, Pesca, no Turismo, na Economia e consequentemente na geração de empregos, que é a principal demanda da região”, informou o parlamentar.

Segundo Mário Júnior, o Presidente da CHESF falou que demandou ao Diretor de Operações, Paulo Henrique, para provocar as partes para saber como vai agir, mas colocou como maior empecilho, a posição contrária do IBAMA. Na reunião, após ouvir o representante da companhia, o deputado garantiu que iria cobrar uma posição oficial do IBAMA, já que a CHESF era favorável.

A promessa em recorrer ao IBAMA se concretizou nesta quarta. Após a reunião com os prepostos do instituto, Mário Júnior foi às redes sociais e transmitiu a informação: “Solicitei uma posição do IBAMA sobre a retirada das baronesas no Rio São Francisco na região de Glória municípios vizinhos”.


 


Últimas

1 até 20 de 9889   Próximo »   Último »
Busca



Enquete

Adiquirindo resultado parcial. Por favor aguarde...


Todos os direitos reservados