Política

Paulo Afonso - Bahia - 30/08/2018

Coluna do Bob

Luiz Brito DRT/BA 3.913
Foto: Reprodução

Rolo compressor

Quando o eleitor quer mudar um panorama e cria uma empatia com um político não tem manobra, jogo baixo, jogo sujo, máquina do poder, que impeça. O Val Oliveira (PP) é pauloafonsino, tem uma história de vida com a região, mas está levando uma surra do ex-prefeito Anilton Bastos Pereira (Podemos) nas pesquisas para consumo interno  e que tende a se repetir nas urnas. A vantagem de Anilton nos números é grande.

Não é tarefa fácil

Patinando sempre entre 7% e 8%, a candidatura do vereador Mário Galinho (SD) a deputado Estadual, não decolou. Mas mesmo assim, é o preferido no Benone Resende. Eleitor da periferia é assim, gosta de vítima.

Só cobra criada

Do outro lado não tem amador. São candidatos à ALBA, entre outros, o ex-presidente da Bahia Pesca, Val Oliveira,  o ex-prefeito Anilton Bastos Pereira, o empresário e duas vezes candidato a vice prefeito de Paulo Afonso,  Valmir Rocha e o atual deputado Paulo Rangel (PT). Todos com boa estrutura de campanha.

Reta final

Setembro chegou. E com ele vem a reta final da campanha. Um deslize, um ponto fora da curva, um escândalo, ou qualquer outra pauta negativa, isso sim pode ter influência direta no eleitorado. Até aqui a disputa principal para deputado Estadual,  tem ficado entre o ex-prefeito Anilton Bastos Pereira, Val Oliveira  e o representante do PT e das forças políticas que governam o Estado, Paulo Rangel. 

Numa campanha política tudo é muito simples de se resolver. Quando você não se identifica com um candidato não vote nele. Quem se identificar vote. Caso do Anilton.

O passado te condena

Quando Paulo de Deus (foto) disputou a sucessão municipal em 2016, tendo como adversários Raimundo Caires e Luiz de Deus, tivemos uma das campanhas mais “agressivas” da nossa história. No final, Luiz venceu, mas não com tanta tranquilidade. Paulo de Deus, na reta final da campanha, abriu a “caixa de ferramenta” contra o próprio irmão que se elegeu prefeito.

Esse exemplo mostra que os “ataques” durante a campanha têm efeito exatamente contrário. Tornam os agredidos “vítimas” e o eleitor adora “vítimas” porque ele mesmo é uma “vítima” de uma política espúria voltada para interesses pessoais e partidários.

Salto alto

Conheço muito aliado do governador Rui Costa (PT) dando esta eleição como liquidada ao seu favor. Há um clima favorável, mas nada está decidido. A eleição é agora que vai entrar no seu momento mais delicado e fatal, o mês de setembro.

Natural em toda eleição

Em toda a eleição para deputado estadual sempre se elege de dois a três nomes que ninguém comenta e quando as urnas abrem aparecem eleitos. Podem reservar esta cota para este ano.

 


Últimas

1 até 20 de 9889   Próximo »   Último »
Busca



Enquete

Adiquirindo resultado parcial. Por favor aguarde...


Todos os direitos reservados