Política

Paulo Afonso - Bahia - 23/01/2018

Luiz de Deus prepara aliados para 2018 de olho na sucessão

Por Luiz Brito DRT/BA 3.913
Foto; Reprodução
Dr. Luiz de Deus (PSD)
Dr. Luiz de Deus (PSD)

A eleição municipal ainda está longe, mas movimentos de bastidores sinalizam que 2020 é mais perto do que se imagina. A escolha dos secretários Luiz Humberto e Cíntia Santana de Deus indica a preocupação do prefeito Luiz de Deus (PSD) em testar nomes para sua própria sucessão. Ocupando pastas estratégicas, esses dois nomes têm ganhado autonomia para trabalhar e irem se cacifando gradativamente no dia-a-dia. Dentro da administração, esses dois nomes são vistos até com naturalidade. Luiz de Deus tem feito movimentos “transparentes e cuidadosos”, segundo um colaborador, na aposta mais política do time.

“É normal Luiz de Deus trabalhar Humberto como possibilidade principal. Ele usa uma expressão interessante: ‘O Luiz Humberto se destaca como a extensão do sogro na atividade política’, mas o prefeito não vai colocar todos os ovos na mesma cesta, ele não pode concentrar todas as fichas. Por isso considera outros nomes, como Cynthia, por exemplo, observa uma fonte do Executivo.

No pré-aquecimento, eis que surge o ex-prefeito Anilton Bastos Pereira (sem partido) que ensaia disputar uma cadeira na Câmara dos Deputados este ano.

No entanto, segundo interlocutores, a aposta do prefeito está concentrada no deputado federal Aleluia (DEM) aliado de longa data. Para apitar o jogo da sucessão e neutralizar adversários hoje “mergulhados”, Luiz de Deus sabe que tem de eleger Anilton para a Assembleia com uma chuva de votos. Se Anilton virar deputado em 2018, ajudaria a engrossar o palanque do sucessor de Luiz de Deus em 2020.

Na Câmara, o governo navega em águas tranquilas. “A Câmara está focada em projetos do dia a dia, ninguém comenta de eleição de 2018. Os vereadores fazem política com P maiúsculo, pensando na cidade”, diz Alexandro Fabiano (Leco), líder do prefeito no Parlamento 


Últimas

1 até 20 de 9889   Próximo »   Último »
Busca



Enquete

Adiquirindo resultado parcial. Por favor aguarde...


Todos os direitos reservados