Política

Paulo Afonso - Bahia - 08/12/2016

Antonio Imbassahy deve assumir Secretaria de Governo de Michel Temer

Fonte: site do PSDB
Antonio Imbassahy será ministro
Antonio Imbassahy será ministro

O líder do PSDB na Câmara, deputado federal Antonio Imbassahy (BA), deverá ser o novo Secretário de Governo do governo Michel Temer. O nome do deputado pode ser anunciado ainda nesta quinta-feira, 08, pelo Planalto.

A indicação do tucano vem sendo defendido pelo presidente nacional do partido, senador Aécio Neves e o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, em conversas realizadas nos últimos dias com o presidente da República.

Sai baiano, entra outro

Um dos candidatos – e nome forte - à Presidência da Câmara, cujas ocorrerão em fevereiro de 2017, se confirmado o líder tucano, que é baiano, vai assumir o cargo de outro baiano, o de Geddel Vieira Lima.

Geddel pediu exoneração do cargo no final de novembro, após denúncia de “trafico de influência” feita pelo ex-ministro da Cultura, Marcelo Calero, envolvendo seu nome em um caso relacionado a um imóvel nem Salvador, embargado pelo IPHAN.

A ida de Imbassahy para o governo é vista pelos líderes da base aliada como um forte interlocutor entre o governo e o Congresso, nas questões de votações polêmicas e de interesse do Planalto.

Parlamentares veem, também, como uma forma de o Palácio do Planalto acalmar o PSDB e diminuir as críticas da legenda ao governo Temer.

Repercussão

A indicação de Imbassahy ganhou os corredores da Câmara e do Senado nesta quinta. 

O líder do governo no Senado, Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP), disse que a ida de Imbassahy para a vaga de Geddel será um reforço importante na articulação política, principalmente na Câmara. “Imbassahy é um líder altamente qualificado, está saindo fresquinho da Câmara, onde a articulação é mais delicada, conduz muito bem a bancada, conhece a administração pública, o que é muito importante.”

O secretário-Geral do PSDB, Sílvio Torres informou: “Me disseram que será anunciado ainda hoje”, disse. Já o líder do Governo no Congresso e presidente nacional do PMDB, Romero Jucá (RR), negou que exista resistência à ida do tucano para uma vaga considerada pela bancada do partido como da cota do PMDB. “Qualquer escolha pessoal do presidente Michel Temer será bem recebida pelo PMDB. Quem escolhe ministro é o presidente da República.”

Eleição na liderança

A reportagem da Agência de Notícias Política entrou em contato com a liderança do PSD na Câmara, mas não conseguiu falar com o líder.  A assessoria também não confirmou a indicação de Imbassahy.

O mandado de Imbassahy como líder da bancada tucana encerra na próxima semana, quando está prevista eleição para escolha do novo líder.

Três deputados estão se articulando nos bastidores: Marcos Pestana (MG), Jutahy Magalhães (BA) e Ricardo Tripoli (SP).


Últimas

1 até 20 de 9889   Próximo »   Último »
Busca



Enquete

Adiquirindo resultado parcial. Por favor aguarde...


Todos os direitos reservados