Política

Paulo Afonso - Bahia - 12/11/2016

Paulo Afonso compõe lista de cidades com indício de fraude no Bolsa Família

Redação Bocão News
Ilustração

O Ministério Público Federal (MPF) identificou suspeitas de irregularidades em mais de 870 mil benefícios do programa Bolsa Família, entre 2013 e maio deste ano. São casos de renda incompatíveis com o perfil de pobreza ou extrema pobreza exigido pelas normas do programa, como beneficiários já mortos, empresários, servidores públicos com famílias de até quatro pessoas, empresários, doadores de campanha, e servidores que também são doadores de campanhas eleitorais.

 Os casos ocorreram em mais de 4,7 mil municípios e as prefeituras dessas cidades receberam recomendações do MPF para que realizem visitas nas casas dos suspeitos com o objetivo de confirmar as irregularidades e cancelar os benefícios. As irregularidades foram descobertas a partir de um cruzamento de dados do governo federal, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), da Receita Federal e dos Tribunais de Contas dos estados e municípios.

De 2013 a maio de 2016, o MPF identificou 874,1 mil perfis suspeitos de fraudes, que representam 4,07% dos 21,5 milhões de titulares do benefício que passaram pelo programa no período do monitoramento. O valor repassado a essas famílias que são alvo da fiscalização somam R$ 3,3 bilhões, ou 3,34% dos R$ 86 bilhões desembolsados na vigência da fiscalização.

Nos 10 municípios com a maior proporção de suspeitos, os números chamam bastante atenção. Um quarto dos benefícios pagos em Rio da Conceição (TO) apresentou alguma inconsistência, segundo o MPF. Na Bahia, o município de  Paulo Afonso está na lista dos dez com maior proporção de suspeitos, onde o número varia de 18% a 20%.

Entre os estados, a Bahia é o 7º em número de suspeitos, e entre as capitais, Salvador é a 13ª. No interior da Bahia, além de Paulo Afonso, outros municípios estão na mira do MPF: Tremendal, Ipecaetá, Gongogi, Itaju da Colõnia, Macururé, Cairu, Nova Redenção, Ourolândia, Ubaitaba, Caatiba, Uruçuca, Caraíbas, Arataca, Itamari, São Francisco do Conde,  Jucuruçu, Caldeirão Grande, Anguera e Jussari.

 


Últimas

1 até 20 de 9889   Próximo »   Último »
Busca



Enquete

Adiquirindo resultado parcial. Por favor aguarde...


Todos os direitos reservados