Política

Paulo Afonso - Bahia - 17/03/2016

Prefeita Ena Vilma visita oficina da 2ª Semana do Bebê na Aldeia Batida

Assessoria de Governo
Reprodução

A prefeita de Glória, Ena Vilma Negromonte, os secretários de ação social, Edielg Vieira e de governo, Nivaldo Lopes, visitaram na manhã desta quinta-feira (17), a penúltima oficina da 2ª Semana do Bebê, a etapa aconteceu na Aldeia Batida, no posto de saúde do povoado. 

As oficinas realizadas no município têm equipe formada por fisioterapeutas, enfermeiras, psicólogos, professores, assistentes sociais, pedagogos e perpassa pela secretaria de ação social, tendo como objetivo principal cumprir as metas estabelecidas pela Unicef, para que Glória possa garantir, em julho deste ano, o Selo Unicef.

“Temos alguns indicadores para cumprir e o objetivo geral desta campanha é melhorar sensivelmente a situação da infância e do adolescente, porque uma vez conquistando o Selo Unicef, é um atestado que conseguimos isto”, disse a prefeita.

2º Semana do Bebê no município de Glória

As oficinas acontecem até amanhã (18), teve o primeiro dia na sede e depois avançou pelos povoados, sempre envolvendo as famílias, particularmente as mães acompanhadas dos filhos.  Segundo informou Lígia Santos, assistente social, o tema escolhido para esta semana é “Proteção e Garantia de Direitos para as Crianças”, cuja faixa etária vai de 0 a 6 anos.

 “São ações que estão voltadas com trabalhos desenvolvidos com as famílias, onde inclui também as gestantes”, explicou.

A dinâmica

“São oficinas onde estaremos identificando a percepção das famílias quanto aos cuidados voltados para três direitos básicos da criança: a saúde, educação e a convivência familiar”, pontuou Lígia.

Mesmo com a participação tímida dos pais, a reunião da sede registrou a presença ilustre de um, entre tantas mulheres. “Nós ficamos agradecidas porque este é um trabalho compartilhado e é muito bom que eles participem”.

As oficinas e outras metas que fazem parte do Programa Selo Unicef têm como articulardor, o secretário de governo, Nivaldo Lopes, e conta com o envolvimentos de vários seguimentos sociais no município.

O secretário também acompanhou um momento da palestra e se disse satisfeito com o empenho de todas as pessoas envolvidas. “É um pleito importante que estamos buscando, cuja prefeita Ena Vilma nos pede todo empenho possível”, avaliou.

As famílias

A mamãe Laíse trouxe a pequena Laísla Luiza, de 1 anos e 3 meses. “O mais importante para mim foi saber como devo cuidar da minha filha, principalmente da educação para que ela não faça nada errado”, disse.

Já para Nélia, mamãe da Jocielen (2 anos), é o jeito chegar em casa e repassar tudo para o papai. “Eles estão no trabalho, mas chegando lá vou dizer como foi importante o que aprendemos aqui”.

“Foi bem interessante, as mães interagiram bem, até porque é a 2ª Semana então já conheciam o projeto, esclareceram as dúvidas que elas tinham, falamos sobre o Conselho Tutelar, assistencial social e a assistência à saúde”, explicou Talita Fernanda, fisioterapeuta do MASF.

Ao final as crianças fizeram desenhos mostrando os pais. “Elas indicavam nas figuras os conceitos que tinha de família”, disse Talita.

Lembrando que até o mês de julho o município cumprirá outras etapas da campanha pelo Selo Unicef.

“Nós já fizemos muito pela população de Glória, particularmente os mais carentes, e vamos lutar por esse reconhecimento internacional, porque todos vão sair vitoriosos”, afirmou Ena Vilma.

 


Últimas

1 até 20 de 9889   Próximo »   Último »
Busca



Enquete

Adiquirindo resultado parcial. Por favor aguarde...


Todos os direitos reservados