Opinião

Paulo Afonso - Bahia - - 22/02/2013

Verdades e mentiras

Luiz Aureliano é médico e vereador por Paulo Afonso
Foto Reprodução Panotícias

Existem dois tipos de verdade: a verdade conceitual, dogmática e a verdade dos fatos, dos acontecimentos. A verdade conceitual, dogmática, para alguns, entre os quais me incluo, não existe. E tentarei dizer porque.Os conceitos de verdade, do certo, do errado, do bem e até do mal vão mudando ao longo do tempo. Quanta coisa era verdadeira ontem e hoje já não é mais. Quanta coisa é verdadeira em alguns países e em outros não, dependendo dos valores sociais, hábitos, costumes e cultura. Quantos dogmas ideológicos, politicos, religiosos até, foram mudando ao longo do tempo. Vamos ver alguns exemplos: A monogamia é valor ocidental, cristão, enquanto a poligamia é valor oriental, muçulmano, árabe. O celibato da igreja católica não existia antes do século XV, enquanto nas outras religiões não existe o celibato.
No campo ideológico e politico quantas verdades acabaram: por exemplo, Karl Max, previa que a revolução comunista se daria nos países mais industrializados, aonde o operariado fosse mais forte e organizado e no entanto, ela se deu na União Soviética(1917) e na China(1949), aonde não havia praticamente industrialização importante e nos países industrializados: Alemanha,, Estados Unidos, França, Inglaterra, ela não aconteceu. A revolução comunista se deu naqueles países aonde existia miséria, pobreza e grandes desigualdades sociais(Cuba). A origem de classe seria determinante para que uma pessoa se tornasse um revolucionário e no entanto, alguns líderes das revoluções mundiais, não tinham origem de classe pobre, tais como Chu-en-lai(médico) na China(filho de mandarins) , Fidel Castro(advogado), filho de latifundiário e Ernesto Che Guevara(médico), filho da classe média argentina. Para os socialistas, comunistas, o capitalismo era a origem, a raiz de todos os males do mundo, enquanto para os capitalistas, o comunismo era inaceitável, já que neste regime não havia liberdade, eram regimes de partido único, que só se preocupavam com igualdade social, esquecendo as liberdades individuais, democráticas. E hoje o que se vê, é que em muitos países comunistas como a China, já se admite a propriedade privada e uma economia de mercado, com controle do Estado, enquanto em países capitalistas como a Inglaterra, a saúde é socializada, todos, sem exceção, tem direito igualitário aos serviços de saúde com qualidade.
Verdades antigas, absurdas, preconceituosas, que existiam e que hoje são inaceitáveis: preconceitos raciais,(contra os negros), preconceitos religiosos(contra os judeus), preconceitos contra as mulheres, descriminações inaceitáveis; por exemplo, a mulher só veio ter direito a voto no Brasil, na década de 30, no governo Getulio Vargas. Hoje as mulheres provam que são tão capazes quantos os homens e em algumas áreas até nos sobrepujam.
Enfim, são tantos os exemplos de dogmas e verdades absolutas que o deixaram de ser que escreveríamos muitas paginas os citando. Mas, infelizmente ainda existem pessoas que acham que a verdade existe e pior ainda: que é dono dela; tipo: eu sou bom, fulano é mal, eu presto, fulano não presta, etc. as qualidades e os defeitos estão presentes em todos nós, mais em uns e menos em outros, entretanto, o que é indispensável no ser humano é ter CARATER, é ter princípios e assim procurar agir na pratica do dia a dia, da sua vida, em qualquer campo, seja no pessoal, político ou profissional. E ai entramos no campo da verdade dos fatos, da verdade dos acontecimentos. Existem pessoas sem caráter, sem princípios, que fazem da mentira, da esperteza, do querer levar vantagem em tudo, do ficar rico de qualquer maneira, muitas vezes sem respeitar os direitos dos outros.
Em Paulo Afonso, como em todos os lugares, existem essas pessoas que fazem da mentira um método e uma forma de vida e de agir e usam parte da mídia vendida para repetir a mentira a exaustão (método fascista), mas a população da nossa cidade tem memória e já deu a resposta nas eleições de outubro de 2012. Mais uma vez o tempo confirmará e mostrará ao povo da nossa cidade quem tem caráter, quem tem compromisso com a verdade dos fatos e respeita os direitos de todos os cidadãos.


Busca



Enquete

Adiquirindo resultado parcial. Por favor aguarde...


Todos os direitos reservados