Esporte

Paulo Afonso - Bahia - 20/12/2023

Fluminense e Manchester City na final do Mundial de Clubes

Por Sidnei Campos - Folha do Estado
Crédito: Reprodução/X @CentralCR7BR
Quinto confronto entre Brasil e Inglaterra promete emoções no King Abdullah
Quinto confronto entre Brasil e Inglaterra promete emoções no King Abdullah

Nesta sexta-feira (22), às 15h (de Brasília), o Estádio King Abdullah, em Jeddah, na Arábia Saudita, será palco da aguardada final do Mundial de Clubes da FIFA entre Fluminense e Manchester City. O confronto não apenas marcará o primeiro encontro entre as duas equipes, mas também representará o quinto capítulo de um embate histórico entre Brasil e Inglaterra neste prestigiado torneio.

Em quatro ocasiões anteriores, clubes brasileiros e ingleses decidiram o título máximo entre as agremiações mundiais. Representando o Brasil, São Paulo, Corinthians, Flamengo e Palmeiras tiveram a responsabilidade de enfrentar adversários ingleses, com Chelsea e Liverpool representando a terra da rainha. O resultado desse duelo entre nações foi a conquista de duas taças para cada lado.

O São Paulo foi pioneiro ao garantir a vitória nesta fase do Mundial, superando o Liverpool por 1 a 0 em 2005 e levantando a taça. Sete anos depois, em 2012, o Corinthians seguiu o exemplo ao derrotar o Chelsea pelo mesmo placar, tornando-se o último representante sul-americano a conquistar o título.

A reviravolta veio com Liverpool e Chelsea, que, anos depois, obtiveram suas respectivas vinganças. Em 2019, os Reds venceram o Flamengo por 1 a 0 na prorrogação, com gol de Roberto Firmino. Dois anos depois, em 2021, foi a vez do Chelsea garantir a taça ao superar o Palmeiras por 2 a 1, também na prorrogação.

No antigo formato da competição, denominado Copa Intercontinental, onde apenas um jogo era disputado entre sul-americanos e europeus, a disputa equilibrou-se ainda mais. Em 1981, o Flamengo atropelou o Liverpool por 3 a 0, conquistando o título. Em 1999, o Palmeiras enfrentou o Manchester United e foi derrotado por 1 a 0, resultando em mais um título para os europeus.

À medida que Fluminense e Manchester City preparam-se para escrever mais um capítulo nesta rivalidade histórica, a expectativa é de um duelo épico no King Abdullah, prometendo emoções à altura da tradição que envolve esses confrontos entre o futebol brasileiro e inglês.


Últimas

1 até 20 de 633   Próximo »   Último »
Busca



Enquete

Adiquirindo resultado parcial. Por favor aguarde...


Todos os direitos reservados