Opinião

Paulo Afonso (BA) - 24/01/2011

Mudanças climáticas: de quem é a culpa?

Silvano Wanderley - Ambientalista/Pós Graduado em Gestão Empresarial

Chuvas despencam em volume espantoso sobre áreas do Sudeste, fazendo centenas de mortos só na Região Serrana do Rio. Na Austrália, vive-se a maior enxurrada em 120 anos. O IBAMA passa por mais uma crise — a terceira — provocada pela exigência de licenciamento da hidrelétrica de Belo Monte. Aqui chuvas fora de ocasião estão presentes e não tem como fugir desses acontecimentos, que estão no dia a dia do brasileiro.
O aquecimento global está provocado por séculos de emissões de gases poluentes na atmosfera, de um lado alardeado por cientistas e por outro motivado pelo cíclico e natural aquecimento do Planeta, onde ambientalistas convictos atentam esta afirmação.
Mas que lição devemos devemos tomar?
Qual solução imediata para evitar tais desastres?
Isso poderá acontecer com sua comunidade?
Talvez sim ou não, pois estamos consumindo demais e jogando fora tudo, e com isso a natureza propõe um retorno disso nada agradável.
Querem exemplo? Nossos bueiros estão lotados de restos de consumo, sem uma faxina adequada, não temos um modelo de drenagem urbana eficiente, não projetos de educação ambiental nas escolas  eficaz.
Querem saber como estamos tratando nossa água?
Façam um a visita nas estações de tratamento de água, num DAFA(Digestor Anaeróbio de Fluxo Ascendente) e atentem para uma pesquisa da ONG SOS MATA ATLÂNTICA que diz:
“Pesquisa da organização não governamental (ONG) SOS Mata Atlântica mostra que as fontes de água no país estão cada vez mais poluídas e que, diante disso, a saúde da população corre risco. Ao analisar amostras de 43 corpos d'água, em 12 estados e no Distrito Federal, a ONG verificou que nenhuma amostra foi considerada boa ou ótima.
Assistam ao filme “ A história das Coisas”
È tempo de revermos certos  conceitos com nossos recursos naturais e com o consumo.


Busca



Enquete

Adiquirindo resultado parcial. Por favor aguarde...


Todos os direitos reservados