Política

Paulo Afonso - Bahia - 26/04/2018

Administração do BTN ressalta importância da Policlínica para desenvolvimento do bairro

Ascom/PMPA
Foto: reprodução

Até o fim do ano o Bairro Tancredo Neves terá implantada uma das maiores ações na área da saúde – a Policlínica Regional, que pretende ofertar diversos serviços para o tratamento da população de Paulo Afonso e mais oito municípios do Sertão Baiano. Junto com as obras que a Prefeitura vem desenvolvendo, a unidade de saúde, realizada pelo Governo do Estado, promete ser uma das alavancas de desenvolvimento do bairro, como aposta o administrador Luiz Humberto.

Ele explica que o número de pessoas que serão atendidas no local será de grande volume, o que impactará positivamente na economia do bairro. “Com a implantação da Policlínica eno Bairro Tancredo Neves teremos milhares de pessoas no nosso bairro, tendo em vista que a unidade de saúde atende a população de Paulo Afonso e mais oito municípios. Certamente o movimento de pessoas indo e vindo será grande e o desenvolvimento comercial passa por isso aí. As pessoas que se deslocam para Paulo Afonso, especialmente no Bairro Tancredo Neves, irão utilizar tantos os o serviços como a variedade de opções de comércio que o bairro oferece. Com isso o aquecimento da economia consequentemente gera desenvolvimento e isso é muito bom para todos”, frisa Luiz.

Ele ressalta que além da Policlínica, o bairro abrigará a UTI, que será localizada no Hospital Municipal (HMPA), que transforma a localidade em um importante polo de saúde. “Dentro em breve teremos no BTN dois importantes equipamentos de saúde que serão o alento de muitas pessoas e trarão mais tranqüilidade e segurança para os que buscam serviços qualificados no atendimento a saúde”, falou.

A policlínica, que será implantada no CSU, terá salas de atendimento ambulatorial, apoio diagnóstico e terapia (raio x, ultrassonografia, tomografia, mamografia, ressonância magnética, endoscopia, ergometria, eletrocardiograma, ecocardiograma, eletroencefalograma), sala para tratamento de diabéticos e coletas laboratoriais, além de sala para procedimentos ambulatoriais, apoio técnico e logístico. Até o momento, nove municípios fazem parte do consórcio de saúde que utilizará os serviços da policlínica: Abaré, Chorrochó, Glória, Jeremoabo, Macururé, Paulo Afonso, Rodelas, Santa Brígida e Pedro Alexandre. O equipamento receberá investimento de R$ 22 milhões, em obras, equipamentos, mobiliário e aquisição de micro-ônibus para o transporte de pacientes que moram nos outros municípios integrantes do consórcio público de saúde.

A Unidade de Terapia Intensiva que será instalada no Hospital Municipal de Paulo Afonso será do tipo padrão, com dez leitos adultos, sendo nove leitos gerais e um para o isolamento. Será instalado também um centro de diagnóstico por imagem.

Infraestrutura

Luiz enfatiza que para receber as obras de impacto que surgem no bairro e melhorar a qualidade de vida dos moradores, a Prefeitura tem investido na infraestrutura por toda a localidade. São diversas obras que contemplam calçamento, requalificação, recapeamento asfáltico, entre outras melhorias. “É preciso que estejamos prontos para atender e receber essas grandes ações. A gestão municipal tem criado as condições suficientes e toda a infraestrutura necessária para a melhoria da qualidade de vida da população, que vão somar-se a essas novas obras do Governo do Estado”, explicou.

Dentre as ações que a Prefeitura de Paulo Afonso vem realizando no BTN estão cerca de 32 mil m² de pavimentação em paralelepípedo, contemplando diversas ruas e travessas. Luiz explica que a requalificação de áreas de lazer como praças e a Avenida Delmiro Gouveia também deram uma nova cara ao bairro.

Outra obra que está em finalização e em breve será entregue à comunidade é a urbanização do canteiro central da Avenida Sagrada Família, que será integrado à Academia da Saúde. O local ganhará novos meios-fios, piso em bloquete intertravado, parque infantil, ciclovia, pista para caminhada, equipamentos de ginástica e alongamento e iluminação em led. 

“A obra da Sagrada Família está em franco andamento e já em fase de conclusão, que além do canteiro central, pista de caminhada, ciclovia, estaremos revitalizando a Academia da Saúde, que vai voltar a funcionar a pleno vapor, com todos os serviços assistenciais necessários. Estaremos recuperando ainda equipamentos de ginástica, alongamento e realizaremos a implantação de parque infantil, para que a garotada possa aproveitar enquanto os pais se exercitam”, falou o administrador. Ele complementa que a ideia é realizar esta mesma obra em outras avenidas que tenham a configuração semelhante e que tenha um espaço que possa ser utilizar dessa forma, a exemplo da Adauto Pereira.

Seguindo as obras de melhorias do bairro, Luiz enfatizou que estão sendo realizadas algumas intervenções ao longo da BA 210, no trecho compreendido entre a Delegacia e o Ceasa, com requalificação e urbanização dos canteiros laterais que vinham se transformando em foco de lixo e ferro velho. 

O administrador agora prepara-se para realizar as obras no redondel localizado em frente ao Ceasa, onde será feito um marco de entrada da cidade. Ele explica que está aguardando o projeto do Governo do Estado, das vias de acesso à Policlínica para que o projeto do rodoanel realizado pela Prefeitura se adeque a duplicação da via, como divulgou o governador na sua visita. “Essa modificação do rodoanel encontra-se parado até que recebamos o projeto das vias de acesso da Policlínica para que façamos uma obra integrada e se adéqüe a essa nova proposta”, explicou.

Luiz enfatizou que outra melhoria a ser realizada no bairro será o investimento na iluminação. “Daqui pra frente estaremos ficados na iluminação. Não é tão simples, é uma obra que requer um investimento maior, uma programação específica para esse fim, mas é um ponto que a partir de agora estaremos dando a importância nesse atendimento”, frisou.

Festividade

Completando 48 anos no mês de maio, o Bairro Tancredo Neves celebrará o aniversário com atividades culturais. O administrador explica que a comemoração com apresentações musicais acontece no tradicional São Pedro, onde a Prefeitura preparou uma programação especial, com artistas consagrados nacionalmente. “O São Pedro no Bairro Tancredo Neves é uma festa tradicional e a Prefeitura de Paulo Afonso estará trazendo três nomes de peso para a festividade, que além de alegria, gera emprego e renda para a população”, disse Luiz Humberto.

Com as ações, a Prefeitura de Paulo Afonso tem buscado a cada dia fortalecer o Bairro Tancredo Neves para que os seus moradores possam ter acesso aos serviços públicos de qualidade. “Adotamos uma postura de conversar com as pessoas para entendermos o que o Bairro precisa. Hoje o Tancredo Neves é um bairro muito bom, onde encontra-se de tudo e as pessoas e não precisam se deslocar para outras localidades. Os serviços públicos são de qualidade e o nosso objetivo é trabalhar cada vez mais para que tenhamos um bairro mais desenvolvido, fortalecido e, acima de tudo, bem cuidado e com melhor qualidade de vida para as pessoas”, finalizou Luiz.

 

 

 

 

 

 

 


Últimas

1 até 20 de 9889   Próximo »   Último »
Busca



Enquete

Adiquirindo resultado parcial. Por favor aguarde...


Todos os direitos reservados