Geral

Paulo Afonso - Bahia - 31/08/2017

Dona Sônia Oliveira do Hotel Belvedere: 75 anos de uma vida repleta de realizações

Por Epidauro Pamplona e AC Zuca.
Glauber Torres

Maria Sônia de Sousa, empresária hoteleira e dona de casa, nascida no dia 31 de agosto de 1942 em São João do Cariri, PB, sexta filha dos quinze irmãos dos saudosos genitores, Mestre Cícero e D. Severina Modesto de Souza, chegou em 1948 ao distrito de Forquilha, prenome da cidade de Paulo Afonso, quando seu pai, então funcionário do DNOCS em Serra Talhada PE, foi convidado pelo engenheiro Sabóia, da CHESF, para construir uma igreja de pedra que viria a ser dedicada a São Francisco, que também denomina o rio da Integração Nacional. Assim surgiu em arquitetura gótica medieval a Igreja de São Francisco, belíssimo cartão postal que enche de prazer celestial os olhos de quem a contempla.

A homenageada estudou nas Escolas Reunidas da Companhia Hidrelétrica do São Francisco e viveu no auge dos inesquecíveis anos dourados da década de sessenta que os aproveitou intensamente com o seu futuro esposo,  o  “pé-de-valsa”, empreendedor, desportista e hoteleiro, DERNIVAL OLIVEIRA, de saudosa memória, e desta união abençoada por Cristo nasceram seus doze filhos, vinte e um netos e uma bisneta.

Dona Sônia do Belvedere, como é conhecida, teve no trabalho sua maior fonte de dignidade que lhe permitiu patrocinar uma boa Educação para seus filhos e vários irmãos órfãos, e, dentre todos, sobressaíram-se vaqueiros, engenheiros, professores, advogados, administradores de empresas e formados em turismo e línguas, além de cumprir relevante função social ao produzir emprego e renda desde o Hotel São Francisco construído por seu pai, hoje Oásis Center, que, entre outras celebridades, hospedou por várias vezes o Rei do Baião Luís Gonzaga, Valdick Soriano e o seresteiro Altemar Dutra. Sócia do CREIA, (Clube Recreativo Independência), a empresária e mãe de família sempre participou das ações humanitárias do Lyons Club e de outras entidades assistencialistas da cidade da energia.

A visão futurista do casal Dernival e Sônia, ao enxergar o crescimento da cidade e o grande número de visitantes que se encantava  com as belezas naturais e artificiais dos complexos turístico e hidrelétrico de Paulo Afonso e Região, resolveu construir um grande hotel, apesar das dificuldades, e assim surgiu o Belvedere tendo em média 50 funcionários diretos, 103 apartamentos, piscina, bar, salão de jogos, amplo auditório, restaurante, espaçoso estacionamento e quadra poliesportiva.

Entre seus ilustres hóspedes, além de Gilberto Gil que encantava o casal amigo com a música “eu só quero um xodó” e se deliciava com as iguarias feitas por D. Sônia, vale lembrar o saudoso e ilibado político, Ulisses Guimarães, que esqueceu a maleta no aeroporto e ao chegar em Brasília telefonou para D. Sônia que encontrou a valise de mão no mesmo lugar, ao lado da cadeira aonde o parlamentar esteve sentado e a enviou ao “Senhor, Diretas Já!”, no mesmo dia.

Após a viagem eterna do seu inesquecível esposo, a matriarca da família Souza/Oliveira administrou por vários anos seu majestoso empreendimento e tempos depois delegou esta tarefa a uma de suas filhas e seu genro, que continuaram o trabalho profícuo e proveitoso promovendo empregos e renda e, sobremaneira, cumprindo suas obrigações sociais e fazendárias em dia e prestando relevantes serviços ao Turismo Regional.

A matriarca dos Oliveiras recebe título de Cidadã de Paulo Afonso

Honraria concedida pela Câmara de Vereadores reconhece a matriarca da família Oliveira que muito contribui para o desenvolvimento da cidade.

Tudo tem seu tempo determinado. (Eclesiastes, 3). No dia 12/10/2016, o nobre vereador Edson Oliveira foi muito feliz e perspicaz ao conceder a comenda maior do município a uma dama que reflete trabalho, honestidade e perseverança. Isto, até porque, como cantava o poeta imortal Nelson Cavaquinho: “quem quiser fazer por mim, que o faça agora”.

A Revista Mais Desataque entrevistou Dona Sônia que falou da emoção em receber o Título de Cidadã de Paulo Afonso, “Esse honraria que agradeço muito dedico a toda a minha família que partilhou esse momento de felicidade ao meu lado e em especial ao meu saudoso marido Dernival Oliveira, é pra ele esse titulo. Agradeço a Câmara de Vereadores de Paulo Afonso”, disse emocionada.

Neste 31 de agosto, Dona Sônia Oliveira completa 75 anos. Parabéns, são os votos do site maisdestaqueweb.com.br e da Revista Mais Destaque.

 

 


Últimas

1 até 20 de 2500   Próximo »   Último »
Busca



Enquete

Adiquirindo resultado parcial. Por favor aguarde...


Todos os direitos reservados