Geral

Paulo Afonso - Bahia - 18/03/2024

49% dos brasileiros não terminam ensino fundamental na idade certa

Poder 360
Crédito: Divulgação

Cerca de 49% dos estudantes do ensino fundamental brasileiro não terminam a etapa do ensino básico na idade certa. Segundo levantamento da Fundação Itaú divulgado nesta 2ª feira (18.mar.2024), os problemas que interferem na regularidade escolar afetam, principalmente, estudantes do gênero masculino, de baixo nível socioeconômico, com deficiência, negros e indígenas. Eis a íntegra do estudo. (PDF – 6MB).

A pesquisa utiliza dados do Censo Escolar da Educação Básica, elaborado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), de 2007 a 2019, sobre alunos nascidos entre os anos de 2000 e 2005. Com base nos números, o estudo mapeia interferências na trajetória escolar dos estudantes como reprovação, evasão e abandono escolar.

Para que o aluno tenha uma “trajetória regular” no levantamento, ele deve ter cumprido o período entre o 1º e o 9º ano do ensino fundamental em 9 anos. Ao se considerar o ensino médio no cálculo, o estudante deve ter cumprido a trajetória escolar em 12 anos: 9 anos no ensino fundamental e 3 no médio.

Os resultados revelam que 10% dos estudantes evadem o sistema de ensino antes de completar o ensino fundamental.

Ao se considerar a classe social dos alunos, apenas 38% daqueles classificados como de “nível socioeconômico mais baixo” finalizam o ensino fundamental dentro do período previsto. Para aqueles de “nível socioeconômico mais alto”, o índice é de 70%.

O vão entre as camadas sociais também se repete no critério “cor/raça” dos estudantes. Os alunos mais prejudicados na trajetória escolar de 9 anos são os indígenas: apenas 23% deles têm percurso regular. Na sequência, estão os pretos (41%) e pardos (46%). Enquanto isso, 62% dos estudantes brancos finalizam os estudos do fundamental no tempo certo.

No caso dos estudantes com deficiência, o estudo mostra que 78 em cada 100 alunos do grupo não concluem o ensino fundamental dentro dos 9 anos. Mais da metade (64%) tem trajetória escolar com irregulares.

Da mesma forma, alunos do gênero masculino têm uma qualidade de permanência inferior às alunas do gênero feminino. Enquanto 58% das meninas têm trajetória regular, apenas 46% dos meninos conseguem completar os estudos no tempo estabelecido.


Últimas

1 até 20 de 2500   Próximo »   Último »
Busca



Enquete

Adiquirindo resultado parcial. Por favor aguarde...


Todos os direitos reservados