Fico perplexo com algumas notícias que circulam em cidades as quais nós em nada ficamos devendo, porém, estamos a cada dia ficando a reboque. Agora mesmo saiu imprensa que Juazeiro é a primeira cidade do norte da Bahia a receber o projeto ‘Ronda Maria da Penha’, que visa a dar maior suporte a mulheres vítimas de violência. Juazeiro também é a primeira cidade do norte baiano com escola para formação de professores. Até Casa Nova já dispõe de curso semelhante. E nós aqui nessa meta.
Falta aos nossos líderes cobrar dos políticos que de quatro em quatro anos aqui aparecem, levam os votos e simplesmente, somem. Eis alguns nomes caso os meus tres leitores não se lembrem: Irmão Lázaro, Benito Gama, Lúcio Vieira Lima, Roberto Carlos, Jorge Solla, Daniel Almeida, Bebeto, entre outros.
Semana passada o governador do Estado senhor Rui Costa e Family aqui esteve em viagem de lazer. Nenhum hotel teve o prazer de ver a cor do seu dinheiro já que o distinto foi gentilmente acomodado na Casa da Diretoria da viúva, Chesf.
Ninguém tentou arrancar do mandatário informações sobre o risco eminente que as cidades e suas populações podem incorrer a partir do próximo ano. Limitaram-se a tirar fotografias ao lado de Sua Excelência. O único que tentou, o quase advogado Carlos Alberto (Epidauro Pamplona) foi democraticamente descartado por gentis seguranças, sob a alegação de que o chefe de Estado estava em alí em viagem de descanso. O perigo eminente é visto a olho pelo prefeito de Santa Brígida, Carlos Clériston, o gordo de Raimundo que estima ser a economia a grande adversária dos atuais prefeitos em 2016. Até dezembro próximo, alguns poucos prefeitos da nossa região vão conseguir manter o pagamento do funcionalismo em dia, e cortam na própria carne, para não faltar com a segunda parcela do décimo terceiro. O cenário econômico pelos sinais emitidos será de preocupação e deve ser o principal adversário dos atuais prefeitos, notadamente os que vão tentar a reeleição, porque pelos menos nessas cidades da decima região administrativa da Bahia, não emergiu nenhum nome que possa suplantar os atuais mandatários, exceto os que concluem seus ciclos como é o caso da prefeita de Glória, Enavilma Negromonte(PP) e o de Paulo Afonso, Anilton Bastos Pereira(PDT), que não terão essa preocupação, mas não querem deixar o trono para adversários. Em Glória, Enavilma apresentou ao distinto público o jovem, David Cavalcanti e em Paulo Afonso, Luís de Deus, caminha a passos largos para ocupar a cadeira onde começou sua vida pública.