O Hemoba de Paulo Afonso, fundação estadual responsável pela coleta e disponibilização de sangue e seus derivados, discutiu nesta manhã (09/09) o Planeja Sangue, seu plano diretor que estabelece as metas do quadriênio 2016-2019.
Ângela Maria Souto, administradora do Hemoba local, e sua equipe, destacaram em seu levantamento várias questões que devem ser superadas pela entidade como problemas com a infraestrutura do prédio e a falta de um sistema logístico terrestre e aéreo adequados para oferecer um serviço mais ágil.
Para Ângela, as parcerias são fundamentais para a superação dos problemas e podem ao menos “minimizar a situação”.
O encontro contou com a representação de vários serviços de saúde, tanto públicos como privados. Gezana, enfermeira responsável pelo controle de infecção hospitalar do HNAS, destacou que é importante a parceria entre as entidades para fortalecer o Hemoba “todos podem sair ganhando para fortalecer a saúde” concluiu.
Atualmente, apenas 150 bolsas de sangue são coletadas por mês no Hemoba, que vislumbra o aumento na oferta por conta da chegada dos leitos de UTI através EBSERH que passará a administrar o HNAS, maior hospital da região.