O CEO (Centro de Especialidades Odontológicas) é uma das unidades que integram a Secretaria Municipal de Saúde. Os pacientes que precisam de atendimento devem primeiro procurar um posto de saúde nos bairros. Caso haja necessidade, são encaminhados para o CEO, por onde passam, em média, 600 pessoas e realizados cerca de 2.000 procedimentos, por mês. Quem precisa de atendimento odontológico e procurar a unidade de saúde de referência do seu bairro, poderá ser atendido no local, nos casos de restauração, limpeza e extração ou encaminhado para o CEO. O encaminhamento acontece toda vez que o caso é de maior complexidade ou não pode ser resolvido pelo dentista da unidade de saúde. O CEO é o centro de referência para a realização desses atendimentos mais graves, como tratamento de canal, de gengiva, cirurgias, extrações de siso, próteses e atendimento para portadores de necessidades especiais. Este atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 horas e das 14 às 18 h e conta com uma equipe formada por 7 cirurgiões-dentistas trabalhando no local.
Outro projeto desenvolvido pelo CEO é o de diagnóstico do câncer de boca. O público-alvo são os adultos, com mais de 40 anos, e fumantes. Depois do exame clínico, se for detectada alguma alteração, o paciente realizará uma biópsia. O projeto também se estende à população em geral. Quem tiver alguma desconfiança de doença, deve procurar a unidade de saúde mais próxima e fazer uma consulta com o dentista. Caso ele note alguma alteração, encaminhará o paciente ao CEO. Além do serviço de especialidades feito pelo CEO, o coordenador Urânio Sérgio afirma que nos bairros o atendimento é feito através de agendamento no próprio posto de saúde.
O médico ressalta que o trabalho beneficia toda a população, mas principalmente pessoas que não têm acesso a um tratamento particular. “O que o CEO realiza vai além da estética, envolve diretamente a saúde geral do pacientes. A boca é uma porta de entrada para várias doenças, sendo, além disso, responsável por um melhor funcionamento do sistema digestivo, pois é na boca que começa o processo de digestão, através da mastigação”. A paciente Romilda Santos, 42, moradora no Perpétuo Socorro, finalizou seu tratamento e estava satisfeita. “Se fosse para fazer esse procedimento de prótese num consultório particular, eu não teria condições. O CEO apareceu em boa hora”, comemora.