O Colégio Sete de Setembro recebeu no dia 4 de março, em Curitiba/PR, a certificação de Escola Digital Segura nas categorias Tecnológico, Social, Normativo e Pedagógico. Isso quer dizer que a instituição alcançou excelente nível de utilização dos recursos digitais em sala de aula, e na comunidade local.
A utilização destes recursos nas escolas já não é novidade e há tempo vai muito além do uso dos computadores em um laboratório de informática. Tablets, smartphones e notebooks são vistos cada vez com mais frequência dentro de sala de aula e, se usados de maneira correta, são sim um excelente auxilio pedagógico que contribui para o desenvolvimento dos alunos.
Com a proposta de fundamentar, trazer instrumentos práticos às equipes pedagógicas, e auxiliar escolas conveniadas ao Sistema Positivo de Ensino, no uso do conteúdo digital, a Editora Positivo criou o Conecta Positivo. “Ele ainda é um projeto piloto, implantando no início de 2013, direcionado pela área da Informática Educativa. Com ele buscamos otimizar a utilização dos recursos tecnológicos tão comuns no dia a dia dos estudantes e professores”, explica a assessora pedagógica Rossana Ghilardi.
Por meio de questionários, o Conecta Positivo lista uma série de itens importantes para que as escolas selecionadas façam um diagnóstico da situação em que se encontram no que se tange o uso ético e seguro dos recursos digitais. A partir disso, elas podem se adequar para melhor utilizar ferramentas e conteúdo didáticos ofertados pela Editora Positivo, orientar professores, alunos e comunidade na prevenção de incidentes digitais no ambiente físico e lógico, recebendo, assim, os selos de Escola Digital Segura.
A certificação, que é promovida pela Editora em parceria com o Instituto Start, e a advogada e professora Patrícia Peck, especialista em Direito Digital, é constituída por quatro níveis de proteção:
Primeiro selo: Escola Digital Segura Tecnológico - é o mais básico. Aqui são verificados os recursos disponibilizados pela instituição e qual o grau de inclusão que ela já permite à comunidade local.
Segundo selo: Escola Digital Segura Social - onde são analisadas as ações sociais desenvolvidas pela escola, principalmente na área da ética e segurança digital para as famílias.
Terceiro selo: Escola Digital Segura Normativo - valida a escola em relação à conformidade documental, no que tange as regras de segurança digital, monitoramento, uso de imagem, direitos autorais, etc.
Quarto selo: Escola Digital Segura Pedagógico - é conferido à instituição que alcança um nível excelente de inserção dos temas de cidadania, ética e segurança digital na grade fixa de aulas e exercícios com os alunos.
Hoje o Conecta atende somente a algumas instituições conveniadas ao Sistema Positivo de Ensino, mas a expectativa é que em breve ele seja estendido a outras escolas.
SOBRE A EDITORA POSITIVO
Fundada em 1979, a Editora Positivo é especializada no segmento educacional e produz livros didáticos, literatura infantil e juvenil, sistemas de ensino e dicionários. É a editora a responsável pela edição e pela divulgação da família de dicionários Aurélio, o mais importante dicionário da língua portuguesa. A Editora Positivo está presente em milhares de escolas particulares e públicas do Brasil e do Japão com o Sistema Positivo de Ensino e o Sistema de Ensino Aprende Brasil. Na base de produção conta com um centro de pesquisas próprio no qual centenas de especialistas, das mais variadas áreas do conhecimento, prestam suporte e respaldo intelectual ao desenvolvimento das obras e novos produtos