Na Câmara de Vereadores de Glória, corre à “boca” miúda que o novo presidente daquela casa deverá ser o fiel escudeiro da prefeita Enavilma Negromonte (PP), Gilmar Pereira. Seria “irônico” vê-lo como presidente. Mas depois de Bezeca em Glória e Ângelo Carvalho presidente da Câmara de Paulo Afonso. Nada é improvável.
Pelas tabelas
Na minha avaliação, o vereador Luiz Aureliano (PT), deverá ser o líder do Governo. Até mesmo pela facilidade que tem de oratória. Mas como o prefeito Anilton não costuma acatar opinião de ninguém, caprichosamente ele vai optar por outro personagem. Que pena!
No limite
Pois é toda prefeitura por ai afora pode limitar gastos, reduzir o quadro de funcionários, reduzir verba de publicidade, menos a prefeitura de Paulo Afonso. É como se o prefeito Anilton vivesse um verdadeiro mar de rosas. Agora mesmo o prefeito de Delmiro Gouveia (AL), acaba de anunciar limites de gastos naquele município. Nomeação de servidores efetivos e em comissão, concessão de diárias, ajuda de custo, contenção de energia elétrica, intensificar o controle da frota de veículos, são algumas das medidas tomadas por Costa.
Voo livre
O PP em nível local pode sonhar com voos mais altos. Mário Júnior, o mais votado para federal em Paulo Afonso, deverá exercer forte liderança na ponte entre o Governo da Bahia, os ministérios e as prefeituras do Estado.
Cartas na mesa
Em Santa Brígida corre a boca graúda que Agnelo Negromonte sonha em disputar a prefeitura de lá, em 2016. Claro que isso é pura especulação. Mas uma importante liderança da oposição acha que com as chamadas lideranças da terra de madrinha Dodô e Pedro Batista efetivamente desgastadas, Agnelo aparece como a melhor opção para suceder o prefeito Gordo de Raimundo, que pelo que tem feito agora, com efeito, não reúne condições para se reeleger. Resta saber se o Agnelo vai topar a parada.
Bastidores
Em silêncio - como é seu estilo - o prefeito Anilton Bastos, articula a indicação do seu líder na Câmara, Petrônio Nogueira como sucessor do presidente Marcondes Francisco. É bom lembrar que a preço de hoje ele detém a maior bancada.
Crise
Como acontece todos os anos, as pequenas prefeituras declaram-se em crise para não pagar o 13º. Até parece que dezembro chega de surpresa para eles.
Mesa diretora da CMPA
A pouco mais de um mês da eleição que vai apontar o novo presidente da Câmara de Paulo Afonso já começam as especulações em torno da pauta. Um dos mais cotados para a presidência é Petrônio Nogueira do PDT. Outro nome forte é o do ex-presidente, Antônio Alexandre (PR).
E as multas, como ficam?
De repente todos silenciaram e tudo indica que vai ficar nisso mesmo a questão das 4,5 mil multas aplicadas aos bons e maus motoristas de Paulo Afonso.
Comparação
Quem entra em qualquer penitenciária do Brasil só vai encontrar “inocentes”. Ninguém matou, ninguém roubou, ninguém estuprou. A mesma coisa acontece na política. A vaidade é tão grande que ninguém quer avaliar as próprias culpas.