Combate a ocupação irregular das calçadas por camelôs e veículos, acolhimento de população de ruas e melhoria da iluminação e poda de árvores. Essas são algumas das ações do Calçada Livre, projeto da Prefeitura de Paulo Afonso, na qual visa ordenar o passeio público da cidade. A ideia é liberar o passeio público ao cidadão e, consequentemente, regulamentar a atividade dos comerciantes informais. A prefeitura afim de evitar maiores transtornos, já vinha trabalhando tecnicamente no problema, pois a meta não é eliminar o comércio ambulante, vez que muitos trabalhadores e trabalhadoras vivem e sustentam seus familiares desta atividade e sim organizar a área para permitir uma convivência pacifica entre ambulantes e consumidores e ao mesmo tempo devolver a calçada para o pedestre. Entretanto, na ultima terça-feira (27), defronte ao Banco do Brasil, na Avenida Landulfo Alves, uma ambulante foi detida e sua mercadoria apreendida pela Guarda Municipal. A ação da GM gerou alguns comentários desagradáveis, devido a falta de conhecimento dos fatos. A ambulante em questão havia sido orientada repetidas vezes da situação irregular, foi notificada também em diversas ocasiões, inclusive aconselhada a buscar a legalidade como ambulante, com seu registro e local adequados à comercialização. Esgotadas todas as possibilidade de entendimento, a mercadoria da ambulante foi a apreendida. Não se dando por satisfeita a ambulante ainda, desacatou a autoridade que exercia seu trabalho.
A GM ressalta que ainda é possivel encontrar alguns fatos isolados como o que ocorreu nessa terça-feira, mas também é publica e notória a diferença em transitar em algumas calçadas depois da implantação do "Calçada Livre". Uma popular que assistiu a ação da GM disse esperar que a ação não seja só para impressionar mas sim durante toda a gestão, porque a população já não aguenta mais!As calçadas estao novamente sendo tomadas por ambulantes. “Não se trata apenas de um “choque” e sim uma gestão de ordem. Vamos realizar ações permanentes que serão expandidas a outras ruas da cidade gradativamente. Em tempo o centro tem sido nosso principal foco.
“O objetivo é muito mais amplo do que apenas retirar camelô irregular das calçadas. Vamos verificar intensificar a fiscalização de obras de construção civil, combate a táxis irregulares, limpeza de ralos, proibição de estacionamento de motos e carros nas calçadas, placas indevidas em postes. Faremos poda das árvores para proporcionar uma melhor iluminação pública nas ruas para, dessa foram, contribui com a segurança da população já que ruas escuras favorecem assaltos”, ressaltou o secretário de Serviços Públicos, Valdenor Teixeira.
Desde que o projeto foi lançado, a Guarda Municipal tem intensificado o serviço de fiscalização, orientando, notificando e apreendendo quando necessários objetos e mercadorias que sejam comercializadas nos passeios públicos, ou que estejam atrapalhando a passagem dos pedestres. A GM ainda informa à população que o projeto continuará, pois a intenção é deixar todas as calçadas da cidade livres, para que os cidadãos possam transitar normalmente sem maiores transtornos.