O prefeito de Paulo Afonso, Anilton Bastos Pereira (PDT), começa a sentir a pressão que as lideranças políticas vivenciam a cada processo eleitoral, na medida em que precisam tornar públicas suas preferências e seus candidatos, com o cuidado de não gerar insatisfações que possam se refletir em perda de apoio político.
É publico e notório que o prefeito dos pauloafonsinos vai apoiar o deputado estadual Paulo Rangel (PT), e por alinhamento político da base governista, Josias Gomes, para federal, mas mesmo assim não deixa Luiz de Deus(DEM) numa posição de desvantagem em relação a Gomes, já que os integrantes do grupo político da situação, na quase totalidade, têm ligação de afinidade com Luiz de Deus
O problema que tem tirado o sono do prefeito está relacionado ao apoio para deputado federal. Anilton deseja vota em Luiz de Deus , em quem já votou em outras eleições, de quem tem recebido apoio parlamentar e por ser amigo de longas datas do democrata.
O nó da questão é a candidatura a deputado federal do Josias Gomes(PT). Milita em favor de Gomes o fato de ter sido um dos responsável pela implantação do Curso de Medicina em Paulo Afonso junto à UNIVASF em parceria com Paulo Rangel(PT).
Se Anilton optar em anunciar que apoiará, dois nomes para federal, o mandatário corre o risco de não agradar nem a Josias Gomes, que conta em receber o apoio integral do grupo nesta eleição e muito menos a Luiz de Deus. Tentando desatar o nó, o prefeito Anilton só vai respirar aliviado se o deputado Luiz de Deus optar por encerrar a carreira politica em 2014, possibilidadade esta que parece indefinida mesmo com as eleições mais próximas do que se imagina.