Somente na Bahia a medida imporia impacto financeiro com custeio de mais 50 prefeituras e 50 câmaras municipais com no mínimo nove vereadores cada; o bairro Tancredo Neves é dos que desejam a mudança.
Estado grande, com 417 municípios dos quais muitos em situação financeira difícil, a Bahia pode ter mais 50 novas cidades se for aprovado na Câmara Federal projeto do deputado pernambucano José Augusto Maia (PTB-PE) que devolve às assembleias legislativas o poder de criar municípios.
Somente na Bahia a medida imporia impacto financeiro com custeio de mais 50 prefeituras, 50 câmaras municipais com no mínimo nove vereadores cada uma e diversas secretarias de governo, além dos cargos de segundo e terceiro escalão e terceirizados. Proposta do deve ser apreciada no plenário da Câmara Federal no próximo dia 4 de junho.
Presidente da Comissão de Assuntos Territoriais da Assembleia baiana, o pedetista defende que, na maior parte dos casos, os distritos que desejam o status de municípios recebem pouca assistência. Na Bahia, cerca de 50 distritos desejam a mudança.
Nos bastidores já existe um movimento para transformar o bairro Tancredo Neves, em cidade. Aliás, esse desejo é antigo.