As próximas ações e projetos de implantação do campus da Univasf em Paulo Afonso (BA) é assunto de destaque do Café da Manhã que será realizado na próxima terça-feira, dia 4, às 8h, na Casa da Diretoria da Chesf. O evento vai reunir o reitor Julianeli Tolentino de Lima, o prefeito Anilton Bastos e vereadores eleitos no município. O reitor da Univasf chegará a Paulo Afonso no domingo (2), e na segunda-feira cumprirá uma agenda de reuniões com autoridades de diferentes instituições públicas e privadas, entre as quais, Chesf, IFBA, Uneb, Fasete e o Comando da Primeira Companhia de Infantaria para tratar sobre a expansão da universidade em Paulo Afonso.
Em pauta, temas como os possíveis locais para a edificação do campus e a criação de infraestrutura para o curso de Medicina, com previsão de abertura para o segundo semestre de 2014 e oferta de 40 vagas anuais. O cronograma de trabalho para a implantação do campus está sendo acompanhado por uma comissão interna, composta por docentes, técnicos e discentes, sob a coordenação do professor Marcelo Ribeiro.
A proposta atende ao programa do Governo Federal de ampliação do número de cursos e vagas de Medicina em todo o país. Para isso serão viabilizados recursos orçamentários específicos e a autorização de vagas para a realização de concursos públicos, visando à seleção de professores e de técnicos. De acordo com a Comissão de Expansão, a estimativa para o campus de Paulo Afonso, segundo o Ministério da Educação (MEC) é de 60 professores, 12 técnicos-administrativos de nível superior e 18 de nível médio. O projeto elaborado pela Univasf e aprovado pelo MEC também foi submetido à aprovação do Conselho Universitário no dia 19 de outubro.
A Univasf já oferece curso de Medicina no campus Sede e sete programas de residência médica, em Petrolina (PE). Atualmente possui 23 cursos de graduação, distribuídos em cinco campi, sendo dois em Pernambuco (Sede e Ciências Agrárias), dois na Bahia (Juazeiro e Senhor do Bonfim) e um no Piauí (São Raimundo Nonato). O corpo discente é composto de 4.578 estudantes.