Mesmo sendo elas, a maioria da população da cidade, segundo dados do IBGE, as mulheres pauloafonsinas não ocupam nenhum assento no Parlamento.
Em nível municipal a ala feminina ganha notoriedade. Na prefeitura as secretarias de Educação, Planejamento e Desenvolvimento Social, são comandadas pelas mãos hábeis e cabeças pensantes de Selma Carvalho de Siqueira, Patrícia Alcântara e Ana Clara Moreira, respectivamente. Semana passada ao conceder uma entrevista ao repórter AC Zuca, da Revisa Mais festa, cuja edição sai nos proximos dias, a primeira dama do município, fez uma avaliação positiva da situação da mulher nas eleições deste ano e afirmou que é preciso investir na formação política, aproveitar o "boom" positivo da conjuntura da mulher na sociedade e o que ela chamou de 'efeito Dilma'. "Com a eleição da primeira presidenta, as mulheres estão, cada vez mais ganhando destaque em cargos importantes e consolidando seu papel no meio político", disse.
Para a secretária de Desenvolvimento Social, Ana Clara Moreira, as siglas precisam criar estratégias para incluir as mulheres na política e dar apoio às suas campanhas. "Queremos mais mulheres ocupando o poder político. Para isso, nós temos que fazer com que elas queiram participar e criar mecanismos para que essas candidaturas não sejam apenas para ocupar uma cota, mas com possibilidade de vitória", afirmou a primeira dama.