Política

Paulo Afonso - Bahia - 18/12/2024

Iniciativa Louvável do Prefeito eleito Galinho leva a audiência na sede do TRF1 sobre a situação do HNAS, segundo o Prof. Sydney Leão

Por: Sydney Correia Leão
Divulgação

Na segunda-feira, (16/12/2024), foi efetuada nova reunião, de carácter informal, na sede do TRF da 1a. Região reunindo parte dos entes envolvidos na situação do HNAS, dentre eles a futura gestão da prefeitura municipal de Paulo Afonso, liderada pelo Prefeito eleito Mário Galinho.

Segundo o analista político, docente universitário federal e suplente de vereador para o próximo quadriênio (2025-2028), Prof. Sydney Leão, essa importante reunião partiu do esforço louvável do prefeito eleito da nossa cidade, Mário Galinho, com sua equipe de transição vinculada a área da saúde, em conjunto com os representantes da Justiça Federal (em especial o Juiz Federal Dr. João Paulo Pirôpo) e do TRF da 1a. região (o Des. Federal Dr. Carlos Brandão) em tentar solucionar a gravíssima situação associada ao HNAS.

Nessa reunião (que contou também com representantes da Univasf e da Ebserh), segundo informações colhidas por essa reportagem, foram discutidas, de maneira inicial possíveis alternativas em relação ao terreno do Exército da Av. André Falcão, ficando conveniado entre os participantes a manutenção dessa área como o terreno onde será construído o futuro Hospital Universitário de Paulo Afonso, devido ao avanço das negociações associadas ao mesmo (conforme reportagem anterior, está para ser iniciado, por esses dias, os estudos topográficos vinculados ao supracitado terreno, sendo que a situação de passagem da propriedade do Exército para a Univasf também se encontra relativamente avançada no âmbito da Superintendência de Patrimônio da União - SPU).

Também outra questão discutida na audiência foi a gravíssima situação atualmente vinculada ao complexo UPA-HNAS, conforme visita técnica efetuada pelo prefeito eleito e sua equipe na última quinta-feira, com ampla repercussão nas redes sociais.

Sobre essa situação, o Prof. Sydney ponderou que ´´a partir da sua fala extremamente dura na audiência do dia 06/12, colocando a dor da população assistida pelo HNAS para as autoridades presentes naquela reunião, muitas vezes alheias a esse sofrimento, houve a visita surpresa demandada pelo Des. Carlos Brandão no Nair naquele mesmo dia; e a partir das condições vistas no HNAS naquele dia, dentre outros fatores e situações, seguramente o prefeito eleito Mário Galinho e sua equipe promoveram a visita na UPA na última quinta-feira, o que por sua vez, dentre outras situações vinculadas ao processo, levou a realização dessa nova audiência pública, de carácter informal, mas com relevância no longo processo de estabelecimento do futuro Hospital Universitário de Paulo Afonso``.

Segundo elencado na audiência pública prévia sobre a temática, no dia 05/02/2025, haverá uma audiência de instrução com a participação de representantes da Ebserh, Justiça Federal e da Sesab, com a apresentação preliminar do plano operativo para o futuro HUPAV; sendo que no dia 11/03/2025, haverá a audiência com todos os entes envolvidos com a apresentação do plano operativo; e esperamos que já com uma data para o início das obras (ou ao menos, da licitação para a construção) do futuro Hospital Universitário de Paulo Afonso, se possível para o primeiro semestre de 2025... 



Busca



Enquete

Adiquirindo resultado parcial. Por favor aguarde...


Todos os direitos reservados